05/03/2018 – Abertura Paroquial do Sínodo, em nosso Santuário

Em uma linda noite de segunda-feira, as pessoas vieram com o coração cheio de alegria na Santa Missa Solene de Abertura do 1º Sínodo Arquidiocesano de São Paulo, que aconteceu aqui no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração às 19h30.

A Santa Missa foi presidida pelo nosso Pároco e Reitor, Padre Valdecir Soares Santos MSC, e co-celebrada pelos padres José Eduardo Paixão MSC, Milton Tassoni MSC, Lucemir Alves Ribeiro MSC e Ribamar Rodrigues.

No início, houve a entronização da imagem da nossa Santa Padroeira Nossa Senhora do Sagrado Coração, a Vela do Sínodo, juntamente com o quadro e o banner e, por último, o livreto que servirá de base para os trabalhos e o Décimo Segundo Plano Pastoral.

Outro momento muito bonito foi a Palavra de Deus passar no meio do povo em uma linda entrada.

Em sua homilia, Padre Valdecir explicou que a palavra Sínodo significa “caminhar junto”, e se divide em três momentos: o primeiro é fazer uma reflexão da realidade, que resposta podemos dar a Deus com esse gesto, o segundo, é fazer um levantamento colhendo sugestões para uma evangelização mais eficaz, e o terceiro, fazer uma reflexão a nível de assembleia paroquial a fim de mostrar o rosto da nossa paróquia, ou seja, quais suas necessidades, urgências e prioridades, lembrando também que estamos vivendo o Ano do Laicato, onde somos convidados a vivenciar nossa fé.

Ao término da Missa, foi chamada ao presbitério a Comissão Paroquial do Sínodo, que será responsável por realizar o estudo do livreto em encontros mensais e prestar auxílio à comunidade, que receberam a bênção e o envio para sua missão.

O 1º Sínodo Arquidiocesano de São Paulo iniciou seus trabalhos neste ano e será concluído em 2020.
Texto: Juliana Fontanari
Fotos: Beto Rocha