2017 – Ano Mariano dedicado à Padroeira do Brasil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil abriu, em 12 de outubro de 2016, o Ano Nacional Mariano para celebrar e fazer memória e ação de graças pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Nosso Santo Padre, Papa Francisco, ao reconhecer este ano jubilar à Padroeira do Brasil, anunciou a concessão de indulgências plenárias. Os fiéis brasileiros poderão alcançar indulgência durante o Ano Nacional Mariano com as seguintes condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração na intenção do Papa.

O documento do Vaticano ainda ressalta que os fiéis verdadeiramente penitentes e impulsionados pela caridade devem, em forma de peregrinação, visitar a Basílica de Aparecida ou qualquer igreja paroquial do Brasil, dedicada a Nossa Senhora Aparecida. No local, deverão devotamente participar das celebrações jubilares ou de promoções espirituais ou ao menos, por um conveniente espaço de tempo, elevarem humildes preces a Deus por Maria.

Para o caso de pessoas idosas ou gravemente doentes que não podem realizar a peregrinação, o documento do Vaticano estabelece uma condição especial para a obtenção das indulgências: Poderão alcançar, se “assumida a rejeição de todo pecado e com a intenção de cumprir onde em primeiro lugar for possível as três condições, espiritualmente se dedicarem diante de alguma pequena imagem da Virgem Aparecida, a funções ou peregrinações jubilares, ofertando suas preces e dores ao Deus misericordioso por Maria”.

Que este ano, tão especial devido ao tricentenário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, seja mais um importante tempo de fé e redenção para o nosso povo. Convidamos todos a seguirem em peregrinação à Basílica de Nossa Senhora Aparecida ou às paróquias irmãs, em todo território nacional, que são dedicadas à Padroeira do Brasil! Um abençoado 2017 para todos nós!

Pastoral da Comunicação NSSC
Informações: CNBB