2018 – O ano que a Igreja dedicou aos agentes leigos

Desde 26 de novembro de 2017 até o dia 25 de novembro deste ano, a Igreja Católica no Brasil celebra o chamado “Ano do Laicato”. Um momento ímpar para valorizar e refletir sobre a participação dos cristãos leigos e leigas na sociedade e a sua missão na igreja.

Qual é a importância dos leigos na Igreja Católica?

Por muito tempo, muita gente achou que os leigos são aqueles que só ouvem e pouco fazem na igreja, outros consideravam que eles eram os mais inferiores, já que na hierarquia padres e religiosos estariam bem a frente deles nessa questão. Mas, não é isso que acontece e o ano do Laicato mostra isso. Os leigos são todos os cristãos batizados que tornam-se apóstolos missionários da fé. Eles são muito importantes porque são parte da Igreja e têm a missão de evangelizar. É claro que, para pregar a fé, eles vivem também intensamente a fé e o encontro com Deus.

A missão dos leigos e leigas de viver a igreja e evangelizar

Em um texto esclarecedor sobre o Ano do Laicato, o portal da Arquidiocese de São Paulo destaca: “O lugar da atuação e testemunho de leigos e leigas é duplo: de um lado, sua participação é indispensável na vida e na missão interna da própria comunidade eclesial. Cada batizado, participa, de maneira própria ao seu estado, da missão evangelizadora através do testemunho da fé, da catequese e anúncio da Palavra de Deus”, diz o texto publicado no portal.

E na era digital em que vivemos, vale lembrar que a evangelização pode começar por todos os meios sociais, inclusive nas redes de socialização digital. É possível falar de Deus, contar sua experiência e mostrar o caminho de fé, como um exemplo de força.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Dom Severino Clasen, lembra que os leigos são capazes de terem inclusive a nobre missão de assumirem junto com os religiosos a ação transformadora na Igreja e no mundo “A obra é de Deus e de todos nós”, afirmou Dom Severino ao portal da CNBB.

Diferentemente do que muita gente imagina, o leigo deve ajudar na evangelização. Por isso, muitos dizem que nesse ano que vamos viver uma ocasião ainda melhor quando o assunto é valorização dos leigos e leigas na igreja. Não deve haver desmerecimento, a igreja católica não pode e nem coloca ninguém a frente de ninguém. Somos todos iguais, servos prontos de Jesus e instrumento da evangelização!

Aline Imercio
Imagem: Logo oficial do Ano do Laicato (CNBB)