Agosto: Oremos pelas Vocações!

No mês de agosto, a Igreja dedica ação de graças especial às vocações. É costume, neste mês, comemorarmos estas vocações a cada semana:

Primeiro domingo: é o dia das vocações sacerdotais. Atualmente, também se comemora o dia das vocações diaconais, ou melhor dizendo: dia das vocações aos ministérios ordenados. Essa comemoração se deve ao fato de no dia 4 de agosto celebrarmos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos padres; e, no dia 10 de agosto, o dia de São Lourenço, patrono dos diáconos.

Segundo domingo: por imitação do segundo domingo de maio – no qual é comemorado o Dia das Mães – temos o Dia dos Pais em agosto. Antigamente, no Brasil, em 16 de agosto celebrava-se o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e, por isso, adotou-se o segundo domingo para essa comemoração. Devido a esse fato, na semana do Dia dos Pais também é comemorada a vocação matrimonial e, no Brasil, celebrada a Semana da Família.

Terceiro domingo: recorda-se a vocação à vida consagrada: religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e também nas novas comunidades. Essa recordação é feita porque no dia 15 de agosto celebramos o Dia da Assunção de Maria aos céus, solenidade que aqui no Brasil é transferida para o domingo seguinte.

Quarto domingo: é nesta data que se comemora o dia do catequista e o dia da vocação do cristão leigo na Igreja, tanto na sua presença na Igreja como também em seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida. Quando o mês de agosto tem 5 domingos, o dia dedicado ao cristão leigo é celebrado na penúltima semana. Curiosidade: O dia do cristão leigo, no calendário litúrgico, volta a ser comemorado no domingo de Cristo Rei.

Ao participarmos dessas celebrações, não podemos nos esquecer da vocação primeira e mais importante de todas: a vocação à vida cristã e, consequentemente, à santidade! Todos somos chamados à santidade, seja qual for nosso caminho vocacional!

Fonte: wiki.cancaonova.com

Adaptação: Pastoral da Comunicação NSSC