Arquidiocese de São Paulo e suas regiões episcopais abrem fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023

A Igreja no Brasil se prepara para a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada em 2023 com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O Sínodo é um processo de dois anos, dividido em fases distintas, começando em outubro de 2021 e culminando na tradicional assembleia do Sínodo dos Bispos no Vaticano, em outubro de 2023. Nos últimos dias 9 e 10 de outubro, em Roma, o Papa Francisco abriu a primeira fase do processo de escuta do povo de Deus nas dioceses do mundo inteiro.

Em comunhão com toda a Igreja, as dioceses do Brasil iniciaram a fase local do Sínodo. A Santa Missa de abertura da caminhada sinodal na Arquidiocese de São Paulo foi realizada na manhã de 17 de outubro, presidida pelo Cardeal Arcebispo, Dom Odilo Pedro Scherer. Também aconteceram celebrações de abertura nas regiões episcopais durante tarde da mesma data (exceção da Lapa, onde a Missa foi antecipada para o sábado, dia 16, e na Região Sé, cuja Missa foi a arquidiocesana presidida por Dom Odilo). O Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração participou da Santa Missa de abertura do Sínodo organizada pela Região Episcopal Belém, que foi presidida pelo Bispo Dom Luiz Carlos Dias na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Fotos: Conselho Pastoral Paroquial NSSC