Campanha da Fraternidade 2018 : Fraternidade e Superação da Violência

Se tem um tema que a gente ouve falar todos os dias nas rádios, nas ruas, na televisão, nos jornais, é a violência. O tempo todo tememos um assalto, uma reação mais violenta de alguém próximo, uma intolerância de alguém na rua e, por isso, muitas vezes perdemos a nossa paz de espírito. Todos os anos a igreja católica escolhe um tema para a tradicional campanha da fraternidade e, nesse ano, o tema mais urgente é a violência. Com o a frase “Fraternidade e superação da violência”, a campanha promete discutir como a união é capaz de trazer a cultura da paz.

“Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8)

Esse será o lema da Campanha da Fraternidade 2018. Nele há a passagem onde Jesus repreendeu os fariseus e mestres da lei por valorizarem a sociedade em hierarquia, Ele então propõe um modelo mais fraterno, que é justamente o que precisamos hoje para reduzir a violência em todos os lugares.

O tema vem após dados cada vez mais alarmantes e crescentes de violência em nosso país. Em seu texto base, a Campanha da Fraternidade 2018 elenca alguns de seus objetivos como: analisar as diversas formas de violência e quais são as consequências delas para a sociedade ( por exemplo, o tráfico de drogas), identificar o alcance da violência tanto no âmbito rural, quanto urbano para ver o que pode ser feito para melhorar essa situação.

Em entrevista ao portal Canção Nova, o secretário-executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luís Fernando Silva, lembrou que esse não é um tema novo para os debates da Igreja, mas que agora se faz ainda mais necessário “Esse tema já foi discutido na década de 90, num contexto em que o país vivia a recessão militar e dentro desse contexto foi possível mapear diversas formas de violência”, diz Pe. Luiz.

Sem violência

Esse lema escolhido para a Campanha da Fraternidade 2018 acaba se tornando uma verdadeira missão para todos nós. Reconhecer todas as maneiras de violência para conseguir superá-las da melhor maneira possível é um grande e importante desafio atual. E quando falamos de violência não falamos somente das ações mais abrangentes, que requer competências que vão além do nosso poder, como a implementação de novas políticas públicas. O texto-base fala também em cuidar para que valorizemos o ambiente familiar, de convivência e sempre sejamos testemunhos do amor e do perdão.

Aline Imercio
Imagem: Cartaz oficial da CF-2018 (CNBB)