Dom Odilo debate temas polêmicos que envolvem a Igreja.

Em entrevista à TV Cultura, Dom Odilo debate temas polêmicos que envolvem a Igreja.

O arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer realizou uma entrevista, no dia 26, ao programa Roda Viva da TV Cultura, onde debateu aos jornalistas e estudiosos de religião temas polêmicos na Igreja Católica. Abaixo, estão listadas as principais ideias de Dom Odilo sobre temas como contraceptivos, pedofilia, aborto, entre outros.

Aborto

A Igreja católica é expressamente contra qualquer tipo de aborto, isso é claro à todos os cristãos. Na entrevista, Dom Odilo citou a posição católica sobre aborto de Anencéfalo(quando na gestação a criança é diagnosticada com essa grave doença e possui grande possibilidade de não sobreviver) e disse que a Igreja também é contra ele “Ainda que se conheça a deficiência não se pode tirar a vida de um feto. As poucas horas que ele tem devem ser preservadas”, destaca o arcebispo.

Métodos Contraceptivos

Sobre métodos contraceptivos a Igreja católica também se posiciona de maneira contrária. Segundo Dom Odilo “ A Igreja é um sujeito na sociedade. Ela não impõe, mas traz sua convicção de atitudes que considera boas e corretas. A Igreja diz que é bom que se preserve antes do casamento”, disse. Dom Odilo admitiu que os casos de HIV diminuíram com o uso do preservativo, mas ressaltou que o uso da camisinha trouxe a gravidez precoce e a promiscuidade sexual.

União de Homossexuais

Quando questionado sobre a união estável de homossexuais, não aceita pela Igreja, o arcebispo de São Paulo foi sucinto “A Igreja Católica entende a homossexualidade como um fato. Mas, entende que a natureza não errou ao fazer dois sexos e é sábio quem respeita o feito dela”, ressaltou.

Arquidiocese de São Paulo e seus desafios

A Arquidiocese de São Paulo é a terceira maior do mundo. Dom Odilo destacou os desafios que ela tem por fazer parte de uma região macro urbana “ Não achamos ainda adequadamente o jeito urbano de viver na cidade grande. E como consequência precisamos ainda encontrar a cada dia novas maneiras de evangelizar”. Odilo destacou que os desafios moram justamente na multicultura da cidade grande na correria da vida cotidiana.

Campanha da Fraternidade 2012

A Saúde Pública é tema da Campanha da Fraternidade que já acontecendo. Dom Odilo destacou que é a segunda vez que uma campanha da Igreja fala sobre a saúde e disse que há muito que se melhorar no Sistema Único de Saúde “ O SUS é ótimo, mas deficiente. Não há atendimento para todos que o procuram”, comentou. O arcebispo ainda ressaltou que durante essa campanha a Igreja está trabalhando em conjunto com o governo, buscando melhorias na saúde e também mais investimentos nas Santas Casas.

Pedofilia

A Pedofilia de padre com menores é um caso grave que teve um triste aumento nos últimos anos. Dom Odilo destacou que os bispos da CNBB debatem orientações e estão sendo inclusive mais rígidos na escolha do clero “ O religioso deve ter equilíbrio moral e mental”, acrescentou. Quando estão diante de casos de pedofilia na Igreja, Odilo falou que as autoridades eclesiásticas buscam a rigorosa investigação do padre, e, se confirmado o caso, o religioso é retirado de sua função e processado inclusive pela Igreja.

Aline Rodrigues Imercio