Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

Maio, o mês de Maria!

Você já deve ter percebido que o mês de maio, na Igreja Católica, é sempre dedicado a Maria. Mas, você sabe por que é justamente esse o mês dedicado a nossa mãezinha?

Bom, primeiro precisamos entender que essa tradição não é atual mas, sim, bem antiga. Foi na Idade Média que se começou a celebrar 30 dias com exercícios piedosos para honrar Maria, uma devoção chamada de Tricesimum. Mas, não era durante o mês de maio, esses trinta dias na verdade aconteciam entre agosto e setembro.

Então, por que Maio virou o mês de Maria? A razão foi a de que buscou-se celebrar então toda essa devoção a Nossa Senhora em um mês que se celebrava a chegada da Primavera no hemisfério norte.

Para os devotos, a Primavera seria o período de renascer as esperanças (que podem ter ficado perdidas com o rigoroso inverno), assim como a Mãe de Jesus fez nossa grande esperança no mundo, o Filho de Deus.

Na Grécia antiga, maio era o mês em que a civilização comemorava a fecundidade, de onde vem também a associação à fecundidade de Maria, grande mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ah, e sem contar que maio também é o mês do Dia das Mães, em nosso calendário civil.

E você, como começou este mês de Maria? Participe da Santa Missa, reze o Rosário e peça sempre a intercessão e a proteção de Nossa Senhora. “Pede à Mãe que o Filho atende!”