Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

Novena

NOVENA A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

A oração em forma de novena é uma longa tradição entre os cristãos.

É um período (nove dias) de oração de súplica ou de ação de graças mais intensa, mas também um período de esforços para uma vida cristã mais aprofundada e mais atenta as nossas carências e as de nossos irmãos. Esses esforços que acompanham a oração novenal, devem conduzir a uma decisão pessoal de “conversão” ou renovação de vida, por uma maior e mais explícita adesão e à participação renovada dos sacramentos. Devem, enfim, refletir uma maior caridade dentro de nossa própria família e nas demais relações humanas e sociais, bem como um “amor que sinta as necessidades alheias como próprias, fazendo os outros participantes dos nossos próprios bens” (Papa João Paulo II).

É para ajudar nessa busca de oração pessoal e comunitária, e nesse esforço de solidariedade para com os nossos irmãos mais necessitados, que existem esses textos aos quais se dá o nome de “novena”.

Portanto, no que se refere à oração, convém lembrar que, embora útil, a simples recitação desses textos novenais não é suficiente por si mesma. Nenhum texto tem eficácia “por si mesmo”; não existem  “fórmulas mágicas”, nem “rezas fortes”. Como tantos outros, esses textos podem nos ajudar, se além dos nove dias de oração, nos esforçarmos sinceramente para viver uma vida cada dia mais cristã para Deus e para nosso próximo.

Em resumo, uma novena deve colocar-nos em estado de oração, mas também ser para nós um “tempo forte” de vivência cristã, a qual deve continuar cada dia de nossa vida.

Outrossim, podemos dizer que uma novena é eficaz, quando, pela nossa conversão, pela piedade e pela prática da caridade, ela nos dispõe a receber as graças do Senhor e a abraçar sua santa Vontade.

PRIMEIRO DIA
O plano de amor de Deus, sobre Maria e sobre nós, razão de nossa confiança

Eis-nos diante de vós, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração!
Bem sabeis o motivo que nos leva a começar hoje esta novena de orações.
Sois Mãe muito querida, sempre estais conosco e conheceis nossas alegrias e necessidades.
O que anima nossa confiança em vós é o amor de Deus que é fonte de todas as graças, belezas e maravilhas. Esse amor se manifesta particularmente no plano de salvação do ser humano. Nesse plano o Pai vos confiou um papel todo especial, escolhendo-vos como Mãe de seu Filho. Sois a “bendita entre todas as mulheres”, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração!
Vós sois também a filha e o coroamento deste humilde povo que Deus suscitou pela fé de Abraão, orientando-o ao longo dos séculos na esperança de um Salvador.
Em vós,  toda a humanidade pôde acolher e receber o tão necessário e esperado Salvador.
Em vós se fez poderosa a oração dos humildes e a esperança dos pobres.
Em vós, floresce e se levanta a raça humana.
Em vós Deus se fez homem, emprestando vosso corpo e coração como primeira morada para seu Filho aqui na terra. Seu amor de Pai se estende agora, até nós, de geração em geração, por Cristo, seu Filho e Nosso Senhor.
Que por vossa intercessão maternal, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, este amor do Pai nos atinja hoje, por meio das graças e favores que Vos pedimos.
Renovai a nossa fé e a nossa esperança fortalecendo a nossa fidelidade.
Levai-nos, ó Senhora, a uma verdadeira ação de graças, este é o nosso maior pedido hoje. Amém!
Reza-se o “LEMBRAI-VOS”.

SEGUNDO DIA
Nossa resposta ao Senhor com Nossa Senhora e por ela

Alegrai-vos, ó cheia de graça, Virgem Maria, pois o Senhor é convosco e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus.
Deus vos escolheu desde a eternidade para Mãe de seu Filho muito querido.
Mais que sobre a Arca da Aliança, o Espírito de Deus paira sobre vós, e por seu Filho, o Senhor fez a nova e eterna aliança de amor e fidelidade com todos as pessoas. Como Mãe de Deus, vós sois a favorecida entre todas as mulheres e nos mostrais o Coração de Jesus, como sinal visível do seu supremo amor para conosco.
Em vós, Deus fez grandes maravilhas. Por isso repetimos continuamente convosco: SANTO É SEU NOME!
Todavia, Deus não quis realizar seu plano de amor sem o vosso consentimento. De todo coração vos agradecemos por isso.
Pela vossa profunda humildade e total obediência contribuístes para vossa própria salvação e a de toda a humanidade.
Feliz sois vós, ó Maria, porque dissestes SIM ao Pai e porque assim soubestes servir a todos nós. Ensinai-nos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, a fidelidade e a confiança perfeitas no Senhor. Ajudai-nos a melhor servir a Deus em  nossos irmãos. Fazei-nos compreender que vosso Filho conta também com cada um de nós para salvar o mundo de hoje e pede por isso nosso testemunho autêntico na vida simples de todos os dias, pela oração, pela participação ativa no seu Reino.
Que vossa visita tão humana e cordial a vossa prima Isabel nos ensine a servir às outras pessoas com amor e simplicidade.
Que a paz prometida no nascimento de Jesus venha enfim sobre todas as pessoas.
Que os pobres possam estar com Ele assim como os pastores de Belém.
Que as nações O procurem como os Magos e possam como eles também encontrá-Lo “com sua Mãe”.
Que a alegria de seu amor e a Boa Nova da salvação sejam anunciadas a todas as pessoas, nossas irmãs.
Ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, intercedei por nós para que vosso divino Filho nos conceda, hoje, as graças que lhe pedimos nesta novena de orações. Amém!
Reza-se o “LEMBRAI-VOS”.

TERCEIRO DIA
À escuta da Palavra de Deus, como Maria, serva do Senhor

Ó Maria, foi com amor e perfeição que acolhestes sempre a Palavra de Deus. Por isso, mais que pela vossa maternidade corporal, Jesus vos proclamou bem-aventurada. Porque acreditastes na Palavra de seu Pai, porque vos submetestes às inspirações e aos impulsos de seu divino Espírito em todas as circunstâncias de vossa vida.
A oferta que fizestes no templo, apresentando o Menino Jesus, foi uma oferta que não cessastes de realizar e aperfeiçoar todos os dias, desde a sua infância até a sua vida pública, desde o seu nascimento até sua morte cruel na cruz.
Ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, Mãe de Nosso Senhor, olhai hoje para nós, para as necessidades da Igreja e de todas as pessoas.
Falai por nós ao vosso Filho.
Guiai-nos para Ele.
Ajudai-nos a fazer tudo quanto Ele nos disse, para cumprir assim a vontade do Pai em nossa vida de cuidados e trabalhos.
Ó Senhora, ajudai-nos a corresponder plenamente ao que esperam de nós o vosso Filho e a sua Igreja.
Conservai-nos sempre atentos às necessidades dos nossos irmãos, inspirando-nos em vosso exemplo em Caná e em toda vossa vida terrestre.
Alcançai-nos também as graças que vos pedimos por esta novena de orações. Amém!
Reza-se o “LEMBRAI-VOS”.

QUARTO DIA
Maria ao pé da Cruz e nossa participação na salvação

Ó Maria, Mãe de Jesus, pela vossa união íntima aos sentimentos e sofrimentos de vosso Filho, já se iniciou a nossa participação na vida e no sacrifício de Jesus.
Vós fostes a primeira a ser salva e manifestastes assim perfeitamente não só nossa dor e arrependimento do pecado, como também nossa oferenda de cada dia e nossa alegria pascal. Pois, da morte de vosso Filho nasceu a vida eterna para todos os que crerem n’Ele.
Ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, ensinai-nos a amar a Jesus e viver da vida que surgiu da sua morte, na fidelidade pela fé, esperança e caridade.
Mostrai-nos o lado aberto donde brota para sempre a fonte da salvação.
Ensinai-nos a honrar e olhar convosco  o Coração ferido de Jesus.
Ajudai-nos a compreender e imitar sempre melhor o seu amor.
Vós permanecestes de pé junto da cruz de vosso Filho porque já esperavas sua ressurreição. Nós também exultamos porque o pecado foi  vencido e a graça apareceu.
Ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, vós que permanecestes de pé junto da cruz, unida ao Coração  do vosso Filho, ensinai-nos o sentido do sofrimento, do sacrifício e da morte, pois, temos que completar em nosso corpo “o que falta” à paixão de vosso Filho para que sua ressurreição se realize e se estenda também a nós.
Dai-nos coragem de ficar junto da cruz aceitando a demora de Deus ou seu silêncio aparente, fazendo de nossas provações, da nossa participação nos sofrimentos  de nossos irmãos, uma oferenda comum que abre caminho para um mundo novo e melhor.
Ajudai-nos também a compreender e aceitar que, se a graça por nós pedida for adiada, será porque receberemos outras maiores, na hora certa para o nosso bem e o de nossos irmãos, e que isso também será um sinal de amor da parte de Deus, nosso Pai. Amém!
Reza-se o “LEMBRAI-VOS”.

QUINTO DIA
A Páscoa e os primórdios da Igreja, com Maria, Mãe de Jesus

A alegria da Páscoa, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, é sem dúvida alguma rever a Cristo Jesus e sobretudo saber que seu Amor sempre vence, que o ser humano está salvo, que tempos novos começaram, enfim, que tudo mudou e tomou outro rumo.
Fazei que esta alegria seja sentida por todas as pessoas quando contemplam as chagas de Cristo e seu lado ferido.
Compreendam todas que são pessoas amadas pelo Pai, que já estão salvas pelo Filho na unidade do único Espírito Santo.
O que importa, agora, é corresponder generosamente ao Senhor, prestando amor por amor.
Depois da ascensão, quando Jesus vai preparar-nos um lugar e nos manda em missão, os apóstolos ficam sem coragem e a Igreja nascente se vê desorientada. Nessa hora, vós, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, presidistes às orações desta humilde Igreja, invocando o Espírito do Senhor, pedindo sua força, seu entusiasmo, sua Luz.
Como o Espírito do Senhor já vos envolveu em sua sombra desde a anunciação, agora esse mesmo Espírito invade os apóstolos, e por meio da sua Igreja, atinge todas as pessoas.
Neste Espírito do Filho, podemos dizer a Deus:
PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU…
Neste único Espírito formamos a Igreja, n’Ele somos agora as testemunhas de Cristo ressuscitado.
O Senhor vos assumiu na sua glória para sempre, junto ao vosso Filho marcado pelas chagas.
Maria, falai-lhe por nós, pela Igreja, pelo mundo todo.
Apresentai-lhe nossa prece unida às súplicas dos crristãos e ao pedido insistente de todas as pessoas que vos imploram com tanta fé e devoção.
Não permitais que jamais faltemos com a fidelidade cristã enquanto vós cantais o MAGNIFICAT jubiloso por todas as maravilhas de Deus e por todas as pessoas que já estão salvas por seu amor. Amém!
Reza-se o “LEMBRAI-VOS”.

SEXTO DIA
A maternidade espiritual de Maria e sua oração por nós

Deus todo poderoso, nosso Criador e Pai, nós vos adoramos e agradecemos por terdes distinguido esta humilde filha do vosso povo.
Em vosso amor, a escolhestes entre todas as mulheres e a chamastes para ser Mãe do Salvador, do Deus conosco.
De modo especial, vós a fizestes participar na salvação da humanidade.
Por sua vida orientada para vós, pelo “SIM” repetido sem cessar, a Mãe do Salvador colaborou na obra de nossa plena redenção.
Sim, Nossa Senhora do Sagrado Coração, nós vos aceitamos de todo coração por  nossa Mãe. Queremos que nos deis cada dia mais, um pouco da vida que vem do Coração de vosso Filho. Sabemos que no céu intercedeis por nós junto Àquele de quem procedem todas as graças.
Gostamos de chamar-vos “Esperança nossa” em todas as necessidades porque vossa intercessão maternal nunca fica sem efeito perante Deus para quem nada é impossível.
Sabemos que vos inclinais com amor e delicadeza de mãe sobre nosso mundo e sobre cada um de nós. Recolhestes em vossas mãos e em vosso coração de mãe a nossa fidelidade, o nosso amor, as nossas homenagens e ações de graças, nossos pedidos e súplicas para apresentar tudo isso a vosso Filho, Jesus.
Ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, Mãe do Salvador e nossa Mãe, vós rezais conosco e por nós. Que vossa oração leve todas as pessoas a Jesus e faça.
Pedimos vossa intercessão maternal por todas as nossas necessidades (particularmente …) e assim como por todas as pessoas, nossos irmãs. Amém!
Reza-se o “LEMBRAI-VOS”.

SÉTIMO DIA
Maria, nosso modelo na fé, na esperança e no amor

Ó Virgem Maria, Nossa Senhora do Sagrado Coração, resplandeceis como modelo de virtudes na assembleia dos eleitos. Por isso, com toda a Igreja, levantamos até vós nossos olhares. Iluminai nossa inteligência e dai-nos um coração ardente a fim de contemplarmos com sincera admiração vossa fé, obediência, esperança e caridade.
Na anunciação sois feliz, ó Maria, porque acreditastes.
E vossa fé se aprofundou na medida em que o Pai vos revelava seus desígnios de amor sobre vosso Filho e sua missão salvadora.
No Natal, reconhecestes em vosso Filho recém-nascido, aquele que o Pai enviara para que se cumprissem as promessas e se realizasse a nova Aliança.
No templo, aceitastes, antecipadamente, o sofrimento e a solidão.
Em Caná, vistes vossa maternidade aumentar-se, pois levastes os apóstolos à fé quando Jesus revelara a sua glória, iniciando sua missão na vossa presença e sob o estímulo de vossa caridade e compaixão.
Depois de terdes aceito e guardado no vosso coração, os ensinamentos e fatos salvíficos de vosso Filho, estivestes de pé junto à cruz, participando de seu sacrifício e assumindo, assim, a maternidade espiritual de todas as pessoas.
Serva do Senhor e modelo de nossa fé, soubestes corresponder, melhor do que todas as pessoas, ao amor de nosso Pai.
No simples dia-a-dia, como nas provações, vosso amor cresceu em dedicação, em testemunho discreto e eficaz.
Vossa união íntima com Jesus Cristo irradiava-se em toda vossa vida. Dedicastes amor e atenção a todos, da visitação à Caná, da cruz ao Cenáculo.
Nossa Senhora do Sagrado Coração, ao contemplar vossas virtudes, fazei-nos penetrar mais intimamente no mistério de vosso Filho e de nossa salvação.
Ajudai-nos a nos parecer cada vez mais com Ele. Mesmo no meio das provações, fazei-nos aceitar a sua mensagem, progredir na fé, servir a Deus em nossos irmãos e irmãs.
Obtende para nós as provas das graças que vos pedimos por vossa intercessão e acompanhai-nos até o dia em que poderemos cantar convosco a glória, o poder e o amor do Pai no seu Filho Jesus Cristo, por seu Espírito Santo, por toda a eternidade. Amém!
Reza-se o “LEMBRAI-VOS”.

OITAVO DIA
Nossos pedidos por meio de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Nós vos louvamos, Nossa Senhora do Sagrado Coração, por causa das maravilhas que Deus operou em vós. Fostes cumulada de tantos favores porque vossa missão de nos levar a Cristo ainda não terminou. Cremos que continuais a interceder por nós, alcançando-nos os dons da salvação eterna. Sabemos que Deus sempre ouve a vossa oração, porque vos quis perto de seu Filho e unida a Ele para sempre. Estamos convencidos de que o Pai vos atende porque aqui na terra sempre O ouvistes e servistes na fé, com esperança e amor.
Ó querida Mãe, bem conheceis nossas preocupações; sabeis muito bem o que nos falta e que até os favores mais simples e comuns podem ser para nós os sinais da maravilhosa riqueza do amor de Deus.
Nós vos pedimos pela Santa Igreja, o Povo  de Deus. Intercedei por todos os seus pastores: o nosso Papa, nossos bispos e sacerdotes. Obtende-lhes força e paciência para que, sob sua direção e por seu exemplo, a Igreja se torne cada vez mais o sinal de união e de santidade.
Pedi ao Senhor que mande operários a sua messe e os faça sempre mais atentos e generosos de acordo com as necessidades de seu Povo.
Fazei que as pessoas se conheçam melhor e se amem mais numa solidariedade de luta e trabalho que constrói a paz e prepara o Reino de Deus.
De modo particular, vos pedimos pelas pessoas que sofrem, que têm fome, que vivem na solidão: os doentes, prisioneiros, pobres, viúvas, abandonados, vítimas de guerras e de outras desgraças.
Não permitais que fiquemos indiferentes perante a miséria das outras pessoas.
Finalmente, vos pedimos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, por todas as pessoas que se dirigem a vós, com o mesmo amor e a mesma confiança. Apoiados mais uma vez fazemos nosso pedido pessoal… Amém!
Reza-se o “LEMBRAI-VOS”.

NONO DIA
Nossa confiança e nossa esperança

Ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, glorificada agora em corpo e alma nos céus, vós sois a imagem e a personificação da Igreja – a Jerusalém celeste – e de todas as pessoas que foram salvas.
Vós sois um sinal de esperança para nós que ainda estamos caminhando ao encontro do Senhor, lutando no meio da insegurança e do mal que nos rodeiam neste mundo.
Louvado seja Deus que vos fez participar na pessoa e no exemplo de sua vida. Ele nos deixou a certeza de que, um dia, poderemos, nós também, participar plenamente da vitória do Cristo ressuscitado.
Louvado seja Deus que vos fez participar na sua missão para salvar todas as pessoas.
Louvado seja Deus que em vós e convosco cumpre suas promessas de amor por uma nova Aliança.
Louvado seja Deus que vos quis perto da cruz, junto de seu Filho, nosso Salvador.
Louvado seja Deus por seu amor por todos nós.
Agora que estais para sempre na presença de vosso Filho e participais de sua glória, falai de nós a Ele que é nosso Pai, todo-poderoso.
Orai por nós, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, mostrando-nos a fonte de todas as graças: o Coração, o Amor de vosso Filho Jesus.
Que nossa oração seja a vossa oração a fim de que a nossa confiança alcance os sinais visíveis de vossa intercessão, na realização das graças e favores que vos pedimos…
Intercedei por nós junto ao vosso Filho para que Ele nos conserve sempre no seu amor, a nós e a todas as pessoas, e que, um dia, estejamos junto d’Ele, perto de vós. E que até lá possamos viver aqui na terra, na fidelidade e na graça, dia por dia, mesmo quando as provações se prolongarem.
Porque somos filhos do mesmo Pai e vivemos de sua vida.
Porque Ele nos confiou uma missão aqui na terra.
Porque espera nosso testemunho pessoal, nosso sacrifício unido ao de Cristo, seu Filho.
Porque Ele é o nosso Pai e nos deu seu Filho e seu Espírito.
Finalmente, porque em vós, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, Mãe de Jesus e nossa Mãe, Ele nos chama continuamente à confiança, à esperança e à caridade. Amém!
Reza-se o “LEMBRAI-VOS”.

Atenção
* A novena perpétua de Nossa Senhora do Sagrado Coração, no Santuário, termina sempre no último domingo de cada mês, na celebração eucarística das 18h.