Novena Jubilar da 80ª Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Nos 80 anos de existência paroquial do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, a Novena Perpétua a nossa Padroeira é jubilar, trazendo uma programação especial, que teve início em 17 de maio.

No primeiro dia, que teve como tema “O Plano do amor de Deus, sobre Maria e sobre nós, razão de nossa confiança”, toda a comunidade acolheu com muito carinho o Pe. Air José de Mendonça MSC. Todos também acolheram com muita alegria os novos coroinhas de nossa comunidade, que foram investidos pelo nosso Pároco e Reitor, Pe. Reuberson Ferreira MSC.

O tema do segundo dia foi “ Nossa resposta ao Senhor com Nossa Senhora e por Ela”, com missa presidida pelo nosso vigário paroquial, Pe. Milton Tassoni MSC que também celebrou seus 44 anos de Ordenação Sacerdotal. No momento de Ação de Graças, muitos fiéis depositaram flores aos pés de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

A celebração do terceiro dia, cujo tema foi “À escuta da Palavra de Deus, como Maria, serva do Senhor”, foi presidida pelo Pe. Fernando Clemente MSC. No momento de Ação de Graças, Pe. Fernando deu seu testemunho de fé quando sofreu um acidente em Quito (Equador), ao ser atropelado por uma moto e ter ficado entre a vida e a morte, relatando que no momento da Tomografia viu a imagem de Nossa Senhora, desmaiou e, ao acordar em um quarto, viu novamente a mesma imagem, hoje se encontrando plenamente recuperado.Ao término da celebração, os fiéis foram aspergidos com água benta, recordando o momento do Batismo.

O tema “Maria ao pé da Cruz e nossa participação na salvação” motivou o quarto dia, contando com a presença do Pe. Girley de Oliveira MSC, que presidiu a Santa Missa. Foram entregues medalhinhas da nossa Santa Padroeira a todos que vieram à celebração.

Nosso vigário e reitor do seminário de Teologia, Pe. Luís Carlos Araújo Moraes MSC, ao presidir o quinto dia da Novena (tema: “A Páscoa e os Primórdios da Igreja, com Maria, Mãe de Jesus”), ungiu os fiéis com o Óleo Santo. Em sua homilia, Pe. Luís Carlos disse esta importante frase: “Não celebramos apenas as paredes, as imagens e a estrutura deste Santuário, mas sim a sua história comunitária e missionária”.

“A maternidade espiritual de Maria e sua oração por nós” foi meditada no sexto dia da Novena, presidida pelo Pe. Jorge de Oliveira MSC, que expressou sua alegria em estar conosco e sentir que os paroquianos continuam a sua caminhada. Compartilhou também seu testemunho de fé, ao relatar sobre a sua sobrinha, que foi diagnosticada com câncer no rim aos cinco anos de idade: nesse período, Pe. Jorge se encontrava longe de sua família, pois estava em missão, mas não deixou de pedir a intercessão de Nossa Senhora do Sagrado Coração pela cura de sua sobrinha. E como a Mãe nunca desampara seus filhos, suas preces foram ouvidas e, hoje, sua sobrinha está com catorze anos, completamente curada. No momento de Ação de Graças, Jesus esteve em nosso meio presente na Hóstia Santa, com a Bênção e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

A sétima noite da Novena celebrou “Maria: nosso modelo na Fé, Esperança e Amor”, presidida pelo Pe. Mário Roessler MSC, que falou sobre a importância da vivência dessas três virtudes para sermos verdadeiros cristãos batizados. Ao término, os fiéis tiveram uma nova oportunidade de serem aspergidos com água benta, como recordação do Batismo, e Pe. Mário salientou: “O Amor não é um sentimento e, sim, uma decisão”.

A penúltima celebração da Novena, com o tema “Nossos pedidos por meio de Nossa Senhora do Sagrado Coração “, foi presidida pelo Pe. Júlio César Machado MSC que, durante a homilia, disse que Nossa Senhora nos aponta o Coração de Jesus e tem a missão de nos levar a Ele. Ao término da Santa Missa, os fiéis foram ungidos com o Óleo Santo, recordando o sacramanto do Crisma.

Concluindo nossa Novena Jubilar da 80ª Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração, na noite de 25 de maio, às 18h, esteve conosco o Pe. Benedito Ângelo Cortez MSC, que presidiu a celebração que foi motivada pelo tema “Nossa esperança e nossa confiança”.

Durante a celebração, toda a comunidade acolheu também os novos acólitos que receberam a investidura.

Agradecemos a todos que participaram conosco desse período intenso de orações e, de modo especial, todas as equipes e os padres convidados. Confira muito mais fotos desta cobertura em nossas redes sociais: facebook.com/santuariodemaria.nssc e instagram.com/santuariodemaria.nssc

Texto: Juliana Fontanari
Fotos: Pastoral da Comunicação NSSC