O Frio em São Paulo e a caridade religiosa

Diante das baixas temperaturas na capital paulista, movimentos católicos saem às ruas para distribuir alimentos, roupas e muito amor aos mais necessitados.

Chegar a sua casa e contar com um lar aquecido e o aconchego dos cobertores. Esse é maior desejo de quem está vivendo o frio intenso, maior dos últimos 22 anos, em São Paulo. Se para muitos passar poucas horas na rua e contar com o frio é incômodo, imagine para os nossos irmãos que moram na rua. Aqueles que, infelizmente, se deparam com a pobreza extrema e são obrigados a improvisar uma cama no meio do asfalto frio são, com certeza, os que mais sofrem neste período.

Mas, em meio a toda essa situação séria que nossos irmãos de rua sofrem, há também movimentos na Igreja Católica prontos para acolher e dar conforto a essas pessoas. Acolhida dos franciscanos para os moradores de rua é um claro exemplo dessa ação. Desde o início de junho, o salão que acolhe o chamado “Chá do Padre”, no Largo São Francisco, abriu suas portas para abrigar os moradores de rua, que passavam as madrugadas frias nas ruas da capital paulista.

Os moradores de rua chegam ao salão franciscano às 19h e contam com a atenção dos voluntários e funcionários do Sefras (Serviço Fransciscano de Solidariedade), que disponibilizam kits de higiene pessoal, tomam banho, ganham roupas limpas, podem jantar e dormir em camas com cobertor no interior do salão. Durante todo inverno o Sefras, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, acolherá cerca de 100 pessoas por noite, segundo o portal Franciscanos.org.

Outro trabalho que também dá atenção aos moradores de rua é do projeto “Católicos em missão”. Há três anos, fiéis e voluntários saem em uma quarta-feira por mês rumo à Praça da Sé. A missão deles é levar alimento, roupa e brinquedos para os moradores de rua da região e oferecer a acolhida da casa Missão Belém para aqueles que desejarem sair das ruas. Na época de inverno, a missão ganhou edições extras para a distribuição de roupas e cobertores para os irmãos de rua.

Segundo Wescley Tamiaranda, coordenador do Católicos em Missão, o projeto surgiu da leitura de uma passagem bíblica de Mateus 24,35-40, onde Jesus diz aos discípulos que fazer caridade aos irmãos mais necessitados é fazer a caridade ao próprio Senhor. De acordo com Wescley, essa sensação de todos os meses ajudar crianças, famílias e pessoas que sofrem nas ruas da Praça da Sé é sempre muito positiva. “Participar deste projeto para mim é sempre uma bênção muito grande, porque por meio dos pequeninos do Senhor (os mais necessitados) encontro o próprio Senhor, o que me traz uma grande paz e alegria no coração, pois como diz Tiago a ‘fé sem obras é morta’,” afirma Wescley.

No nosso Santuário, a ação para ajudar os irmãos de rua fica por conta dos participantes da Pastoral da Solidariedade. Uma vez ao mês, os voluntários da pastoral saem às ruas para distribuição de marmitas preparadas no Santuário e, diante do frio, a pastoral, no último dia 25 de junho, também realizou uma ação em que, além das marmitas, levou roupas e cobertores aos moradores de rua.

Com todos esses movimentos a favor dos moradores de rua, é natural que muitas pessoas também fiquem com muita vontade de ajudar, diante do espírito da caridade que a Igreja tanto nos prega e o Papa Francisco tanto nos estimula a sempre praticar. E se você quiser ajudar também esses movimentos que fazem um trabalho tão sério e tão importante aos carentes, confira os contatos abaixo:

Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade)

• O que doar: aceitam roupas, calçados, produtos de higiene, cobertores e alimentos. Também recebem voluntários para ajudar no atendimento.
  • Como doar: * no Sefras – Rua Hanneman, 352, Pari, São Paulo (SP) – (11) 3291-4433 ou no Chá do Padre – para doações e voluntários
  • * Rua Riachuelo, 238, Sé, São Paulo (SP) – diariamente das 7h às 20h

Católicos em Missão

• O que doar: aceitam roupas(de adultos e crianças), brinquedos, cobertores, alimentos(banana, pães, sucos e chocolate quente) e doações em dinheiro (para compra dos lanches). Também recebem voluntários para ajuda na missão.
  • Como doar: entre em contato com Wescley, coordenador da missão, através do e-mail wescley32@hotmail.com ou pelo Facebook de Wescley da Silva Tamiarana.
  • Também é possível entrar em contato pelo telefone no 11 98220-1220 (Tim e Whatsapp).

Pastoral da Solidariedade – Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

• O que doar: alimentos
  • Como doar: A secretaria paroquial do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração recebe as doações, que podem ser deixadas aos cuidados de Miltinho e Geraldo.

Pastoral da Solidariedade Católicos em Missão

Aline Imercio