Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

Os 300 Anos da Padroeira do Brasil – Parte 1

O ano de 2017 está muito especial para os fiéis católicos. Em maio, comemoramos os 100 anos de aparição de Nossa Senhora de Fátima e, em outubro, será a vez de lembrarmos os 300 anos em que a Mãe Aparecida surgiu nas águas do rio Paraíba, para humildes pescadores brasileiros, tornando-se, anos depois, a Padroeira do nosso país.

Para comemorar esses 300 anos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o jornal Santuário de Maria preparou uma série especial que vai contar um pouco da história da padroeira do Brasil nos próximos três meses, começando com a aparição de Nossa Senhora, há idos de 1717…

A Mãe que surge aos humildes pescadores 

Era outubro de 1717, época das capitanias hereditárias. A Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá estava em festa: Dom Pedro de Almeida e Portugal, conhecido como o Conde de Assumar, governador das províncias de São Paulo e Minas Gerais, visitava a cidade. E os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia acabavam de receber uma missão muito importante de pescar para o jantar que seria preparado para o governador.

Uma missão importante, mas que deixava os pescadores aflitos. Naquela época o Rio Paraíba estava sofrendo com a falta de peixes na região e trazer alimento para um banquete era um grande desafio, que só um milagre poderia salvar.

Depois de várias tentativas os três pescadores não conseguiam nenhum peixe. Foi quando puxaram algo diferente na rede: era uma imagem com o corpo de uma santa. Logo depois, veio a cabeça. Os homens colocaram a imagem no barco e, em seguida, viram o milagre da Mãe acontecer: a rede se encheu de peixes, muito mais que o esperado.

Ao chegarem da pescaria, entregaram a imagem para Silvana, esposa do pescador Domingos, mãe de João e irmã de Felipe. A mulher construiu um altar para Nossa Senhora em sua casa, para agradecer por aquela pesca. Não demorou muito para que todos os sábados os moradores fossem rezar o terço e a ladainha para a santa, que só acumulava cada vez mais milagres.

(Continua no próximo mês)
Aline Imercio
Fonte: Portal A12.com
Foto: Reprodução em cera, do Memorial da Devoção – Aparecida do Norte/SP