Os Santos das Festas Juninas

As Festas Juninas brasileiras são uma tradição trazida pelo povo europeu que habitou nosso país ao longo dos séculos. Essas festas, no âmbito da Igreja Católica, existem para comemorar o exemplo de vida de 4 importantes santos de nossa trajetória. Confira aqui quem são esses santos e suas datas de comemoração, no calendário litúrgico:

Dia 13 – Santo Antônio de Lisboa, Confessor e Doutor da Igreja

Também é conhecido como Santo Antônio de Pádua, por ter vivido nessa cidade italiana. É um dos santos mais populares em todo o mundo. Nasceu em Lisboa, e depois de ser algum tempo agostiniano ingressou na Ordem franciscana, da qual foi um dos maiores expoentes. Pregou na Itália e no sul da França, conseguindo muitos milhares de conversões. Combateu arduamente a heresia dos cátaros e patarinos, dominante no seu tempo, pelo que o chamavam de ” incansável martelo dos hereges “. Não apenas os combatia no púlpito, pela pregação, mas também por meio de milagres espantosos. Sabia de cor quase todas as Escrituras e tinha um dom especial para explicar e aplicar as mais difíceis passagens. Faleceu em 1231, com apenas 36 anos de idade. Sua língua, que tanto pregara a palavra divina, foi preservada da corrupção e até hoje é venerada num relicário, em Pádua. Foi cognominado o “Doutor Evangélico”.

Dia 24 – Nascimento de São João Batista, Precursor do Salvador

São João Batista, embora concebido no Pecado Original, foi dele purificado antes de nascer, quando sua mãe, Santa Isabel, foi visitada pela Santíssima Virgem, que por sua vez portava no seio o Salvador. Por isso, São João Batista é o único santo cujo nascimento se comemora na Liturgia — além da própria Virgem Maria, que já foi concebida isenta de todo pecado.São João Batista o precursor de Jesus Cristo sem medo anunciou a sua chega com grande coragem, sigamos o seu exemplo.

Dia 29 – Comemoração de São Pedro e São Paulo, Apóstolos

Neste dia, a Santa Igreja comemora as duas grandes colunas da Igreja nascente: São Pedro, Príncipe dos Apóstolos e Vigário de Jesus Cristo, e São Paulo, o Apóstolo dos Gentios.

São Pedro

Simão, pescador, foi um dos primeiros apóstolos escolhidos por Jesus Cristo para ser “pescador de homens”. Apesar de suas falhas humanas, como o fato de ter negado a Jesus por 3 vezes na Paixão de Nosso Senhor, seu arrependimento sincero fez com que Cristo perdoasse seus pecados.

Simão passou a se chamar Pedro, tendo seu nome em muitas partes da Bíblia citado como Simão Pedro, pois Jesus assim o nomeou, nesta passagem do Evangelho:

“E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos Céus: e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos céus.” (Mt. 16, 18).
É também a partir dessa passagem bíblica que compreendemos que São Pedro, por meio do anúncio de Jesus, foi o primeiro Papa de nossa Igreja, sendo o pastor do rebanho de Jesus Cristo após a ascensão do Senhor.

São Paulo:

Paulo também é chamado de “Apóstolo”, mesmo tendo tido sua conversão após a Ressurreição de Cristo, por ter sido o maior anunciador do cristianismo depois de Jesus Cristo. Entre as grandes figuras do cristianismo nascente, a seguir a Cristo, Paulo é de fato uma das mais importantes personalidades que conhecemos.

Jesus Cristo estava sempre diante dos seus olhos e no seu coração. Assim, para Paulo, Jesus Cristo é vida, luz, sabedoria, salvação, norma de vida, água viva, fonte de graça e de justificação, Criador do Universo, Filho de Deus, que encarnou por obra do Espírito Santo.

Com relação às Festas Juninas Católicas, é importante saber e entender:

Não é atribuída a nossa Igreja muitas “tradições de cultura popular” que a grande mídia tem o costume de propagar neste período. A Festa Junina da Igreja Católica celebra a vida e o testemunho de fé dos nossos santos. Portanto, fiquem atentos e não associem à nossa Igreja Católica elementos que não têm nada a ver com ela (como a crendice das simpatias, por exemplo, que não têm ligação nenhuma conosco).

Sejamos seguidores de Jesus Cristo, como os Santos Juninos:

Olhando a vida de Santo Antonio, São João Batista, São Pedro, São Paulo e todos os santos e santas que seguiram a Jesus Cristo com tanta fidelidade, possamos nós também lutar pela santidade continuando sendo seguidores do caminho. Lembrando também, e principalmente, que no mês de junho comemoramos a grande solenidade do Sagrado Coração de Jesus, sempre na sexta-feira da semana seguinte ao dia de Corpus Christi!

Amado seja, por toda parte, o Sagrado Coração de Jesus. Eternamente!

Ewerton Costa
Fonte: www.cancaonova.com