Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

Para viver a Quaresma de verdade

QUARESMANa igreja, nós vivemos o tempo litúrgico que vem atualizar para nós a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus. Somos chamados a arrepender-nos de nossos erros, a parar de olhar somente os defeitos dos outros e olharmos para nós mesmos.

A Quaresma dura 40 dias: começa na 4ª feira de cinzas e vai até o Domingo de Ramos, quando se inicia a Semana Santa, a transição da Igreja para o Tempo Pascal. É assim, pois na Bíblia o número 40 é especial: nos lembra dos 40 dias de dilúvio, os 40 anos do povo judeu no deserto, os 40 dias de Moisés e Elias na Montanha, os 40 dias de Jesus no deserto antes de começar sua vida pública.

Um tempo especial de perdão e reconciliação. Se você estava adiando a hora de se reconciliar com alguém, o tempo é agora e já! Não adie mais! Não deixe a graça passar! É tempo de perdoar e pedir perdão. Arrancar do coração todo ódio, rancor, inveja e apegos que nos põe contra Deus e contra os irmãos.

Mas como eu faço isso? Parece tão difícil esquecer o mal que fulano me fez… Perdoar não quer dizer que eu não sinto mais a dor de ter sido machucada, isso nós vamos sentir mesmo. Perdoar é não planejar vingança, não desejar o mal, não ficar emburrada e fechar a cara, mas rezar pelo fulano, mandar bênçãos…

Um bom momento para Penitência, Caridade e Jejum – em especial na 4ª feira de cinzas e na 6ª feira da Paixão é dia de jejum e abstinência. Em Isaías 58 versículos 6-8, Deus vem nos falar qual é o jejum que mais lhe agrada e que todos podemos cumprir. É tempo de praticar tudo o que Ele diz. Estes jejuns e sacrifícios unem nosso corpo e nossa alma na intenção de repararmos nossos pecados.

Lembre-se de que os bens deste mundo estão para nos servir e não para nos dominar. Não pense só no jejum desse ou daquele alimento diferente, pois muitos aproveitam a desculpa porque só querem emagrecer e não pensam na fé. Você pode fazer o jejum do seu tempo em favor do irmão, dos seus avós que faz tempo que você não visita, daquela pessoa que está doente e você não teve tempo nem de telefonar… Pode fazer um trabalho voluntário. Você pode renunciar a gastos mais supérfluos e enviar este dinheiro economizado para uma obra social. Você pode ficar sem fofocar no telefone, não falar mal dos outros, não criticar ninguém, não se meter na vida dos outros, não falar palavrão… E, muito importante: sempre que você estiver jejuando, que seu rosto esteja alegre e só você saiba que está jejuando.

É, sobretudo, um tempo especial para conhecer e amar o mistério da Cruz de Jesus, para que possamos também aprender a carregar nossa cruz com amor, esforço e alegria e chegarmos junto com Jesus à ressurreição. Assim, somos chamados repensar a nossa vida e em que precisamos mudar, para buscar uma conversão espiritual mais profunda e sincera, de ter atitudes cristãs que nos façam mais parecidos com Jesus.

Cristiane Silva