Pontifica Universidade Católica de São Paulo

Curso de Extensão Cultural – 2018
Temática: Vaticano II e os desafios pastorais na América Latina
Responsável: Prof. Dr. Ney de Souza e equipe

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo oferecerá Curso de extensão sobre o Concilio Vaticano II e os desafios pastorais na América Latina. Trata-se de uma ótima oportunidade para agregar valor a sua formação cristã.

O curso apresentará aspectos fundamentais do Concilio Vaticano II, pois este é um marco importantíssimo na História da Igreja Católica, um divisor de águas. O evento conciliar é o símbolo máximo do diálogo no século XX. Assembleia corajosa no diálogo com a modernidade. Acontecimento central para o estudo da virada da Igreja em relação à modernidade. O curso contempla os desafios pastorais na América Latina no período pós-conciliar. O estudo procurará verificar a recepção do Vaticano II através da II Conferência do Episcopado Latino-americano: Medellín (1968) e, os desafios a partir de Puebla (1979) e Aparecida (2007).

Objetivo Geral

Estudar os documentos do Concilio Vaticano II e seu desdobramento na América Latina.

Objetivos específicos

• Capacitar agentes de pastoral e interessados em geral numa formação sólida com a finalidade de sua atuação na comunidade e na sociedade;
  • Facilitar a formação e a atualização teológica de líderes das comunidades.
  • Partilhar informações no processo formativo sobre a experiência pastoral dos matriculados no curso e a equipe responsável.

Metodologia

Apresentação das temáticas por parte do corpo docente e envolvimento dos estudantes na discussão de seus desafios pastorais na atualidade.

Matrícula e certificados

A matrícula será realizada na Região Episcopal Ipiranga. Os certificados de declaração serão concedidos pela PUC SP aos estudantes que tiverem registrado 75% de presença.

Inscrições:

Coordenador do Curso

Ney-de Souza

Prof. Dr. Ney de Souza (PUC SP)
nsouza@pucsp.br

Data  Temática

11 de agosto  – Apresentação do curso, Histórico do Vaticano II
18 de agosto – A Igreja do Vaticano II, Lumen Gentium
25 de agosto – Sacrosanctum Concilium e a reforma litúrgica
1 de setembro – Gaudium et Spes e o diálogo com a sociedade moderna
15 de setembro – Dei Verbum – sobre a revelação
22 de setembro – Unitatis redintegratio – um diálogo ecumênico // Nostra aetate – relação com as religiões não cristãs