Santa Missa de abertura da Assembleia do 1º Sínodo Arquidiocesano de São Paulo

A tarde de 07/05/2022, na Catedral Metropolitana da Sé, foi marcada pela Santa Missa que anunciou a retomada das atividades presenciais do 1º Sínodo Arquidiocesano de São Paulo, agora em âmbito arquidiocesano, após a fase mais crítica da pandemia. “Este é um momento importante que Deus nos dá para percorrer um ‘caminho de comunhão, conversão e renovação missionária’ em nossa Arquidiocese inteira”, ressaltou o Cardeal Arcebispo, Dom Odilo Pedro Scherer, ao saudar os fiéis.

O Arcebispo destacou que há muitas urgências na evangelização e na pastoral na Arquidiocese que precisam acompanhar os desafios do tempo atual. “O sínodo é uma ocasião para olharmos para a realidade religiosa, evangelizadora e pastoral da nossa Igreja na cidade de São Paulo. Queremos ouvir o que Deus nos diz sobre a vida e a missão da nossa Arquidiocese”, disse, exortando os fiéis a abrirem-se à voz do Espírito para ouvir o que Ele diz à Igreja.

Dom Odilo, na homilia, manifestou sua alegria pela realização da cerimônia da assembleia sinodal, após dois anos em que os trabalhos ficaram restritos em função da pandemia. Recordando a leitura do Evangelho (cf. Jo 21,1-19), em que os apóstolos se mostravam desanimados após a crucifixão de Jesus, mas recobraram a alegria no reencontro com o Ressuscitado, o Arcebispo lembrou que também na Igreja de hoje pode haver momentos de crise, mas que o desânimo não deve imperar: “Jesus Ressuscitado chama os apóstolos novamente a estarem com Ele, a caminharem unidos para a missão, o fruto aparece logo. Igreja sinodal é o contrário da dispersão, da divisão e do desânimo. Na Igreja sinodal, experimenta-se novamente a força do Espírito Ressuscitado, que não abandona a Igreja, mas renova as suas forças na alegria”.

Dom Odilo recordou o itinerário do Sínodo Arquidiocesano, por ele convocado em 2017 e que teve etapas nas paróquias (2018) e nos vicariatos episcopais e ambientais (2019). Em 2020, aconteceria a Assembleia Arquidiocesana mas a pandemia inviabilizou sua realização. No entanto, neste período, todos na Igreja puderam se voltar para a busca do essencial e aprenderam que não se vive a fé isoladamente. Além disso, também a Igreja em todo o mundo iniciou um itinerário sinodal, a partir da convocação do Papa Francisco para o Sínodo Mundial dos Bispos.

Todos os mais de 400 delegados do 1º Sínodo Arquidiocesano de São Paulo estão convocados a participarem da primeira sessão de trabalho da Assembleia Arquidiocesana, que acontecerá em 4 de junho, pela manhã, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), na Vila Mariana.

Até o fim do ano, serão ao todo sete sessões da Assembleia Arquidiocesana do Sínodo, uma vez por mês.

Fonte e fotos: Arquidiocese de São Paulo