SEMANA SANTA 2014

“A COMUNIDADE SE REÚNE PARA REVIVER, PASSO A PASSO, O CAMINHO DA GRANDE VITÓRIA DO SENHOR”

Todo o grande povo católico, no mundo inteiro, viveu um forte momento de fé,oração e transformação, entre os dias 13 e 20 de abril. Vivemos a Semana Santa, período que nos convida sempre a reviver os passos de Jesus Cristo, da chegada para Jerusalém, passando pela sua Paixão e Morte , e se encerra com a Grande Vitória da Ressurreição na Páscoa.

Em nossa comunidade, a Semana Santa teve início com a primeira celebração do Domingo de Ramos (13 de abril) que aconteceu às 7h30 da manhã. Tivemos também a missa das 9 horas, com procissão pelas ruas da Vila Formosa, missa às 18h e às 19h30.

Na segunda-feira, foi realizada a Celebração da Penitência, às 19h30, que convidou todos a viver com mais compromisso a paz entre os irmãos. Na noite chuvosa da terça-feira, aconteceu missa com Via-Sacra pelas ruas do nosso bairro. Quarta-Feira aconteceu a Santa Missa com Confissões e, na quinta-feira pela manhã na Catedral da Sé, aconteceu a Missa dos Santos Óleos Sacramentais, abençoando os óleos sacramentais do Batismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos.

Chegando a Quinta-Feira Santa, foi dado início ao Tríduo Pascal, ou seja, uma celebração de três dias seguidos em nome da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na quinta-feira, às 19h30, aconteceu a Celebração do Lava-pés com a renovação dos votos ministeriais e o início da Adoração ao Santíssimo Sacramento, que seguiu até a meia-noite. Na Sexta-Feira da Paixão,pela manhã, tivemos a Adoração ao Santíssimo Sacramento no Salão e atendimento dos padres ao povo para Confissões no Santuário; às 15 horas foi realizada a Celebração de Adoração à Santa Cruz; às 19 horas foi apresentada a peça teatral da Paixão e Morte de Cristo e, logo em seguida, a comunidade se reuniu na Procissão do Senhor Morto.

Sábado, 19 de abril de 2014, foi comemorado o dia da Vitória do Senhor, o tão conhecido Sábado de Aleluia! Nesta data, às 19h30, foi celebrado o terceiro e último dia do Tríduo Pascal com uma marcante missa solene, a Vigília Pascal, apresentando a bênção do fogo e da água, além da liturgia especial com leituras e salmos contando a trajetória do Povo de Deus, do Gênesis ao Evangelho.

Marcando o fim da Semana Santa, a comunidade comemorou a Páscoa, o anúncio da Ressurreição de Cristo, com a Procissão e Missa da Ressurreição às 6h30 da manhã. Logo depois, a nossa comunidade seguiu o domingo com as tradicionais missas, todas elas comemorando Cristo Ressuscitado.

Realmente, a Semana Santa foi um período de mudanças boas para todos aqueles que puderam viver com plenitude este momento, a cada dia e instante. E importante lembrar que este período não é um feriado comum, daqueles que temos para viajar e se divertir descompromissadamente. A Semana Santa tem toda uma importância que precisa ser vivida para poder ser conhecida. A quem viveu e ajudou a realizar todas as atividades feitas durante essa caminhada, nossos mais sinceros agradecimentos… a quem não participou, Cristo convida você a participar de tudo o que ainda vai acontecer neste ano de 2014. Feliz Páscoa e viva Cristo Ressuscitado!