SEMANA SANTA 2015 – “Nós acreditamos em um mundo novo, porque Cristo ressuscitou!”

A Igreja Católica, em todo o mundo, se reuniu em um importante período de fé, oração e esperança entre os dias 29 de março e 05 de abril. Vivemos a Semana Santa, tempo em que fazemos a memória da chegada de Nosso Senhor Jesus Cristo a Jerusalém, da Sua Paixão e Morte e, enfim, da Sua grande vitória através da Ressurreição na Páscoa.

A Semana Santa começou com o Domingo de Ramos (29/03) e, aqui no Santuário, iniciamos bem cedo com a celebração das 7h30. Logo depois, às 9 horas, foi realizada a Procissão dos Ramos seguida pela missa solene das 10h30. Nas missas das 18h e das 19h30, também foi celebrada uma liturgia especial ao Domingo de Ramos.

Na segunda-feira santa, o povo de Deus participou da Missa da Misericórdia, um grande momento de reflexão através dos sacramentos da reconciliação e da eucaristia. Na terça-feira, a Via-Sacra Solidária seguiu pelas ruas do nosso bairro e, cada pessoa que participou desta caminhada de fé, foi convidada a trazer 1Kg de alimanto não-perecível para as famílias carentes assistidas pelos Vicentinos. Na quarta-feira, foi a noite da Missa dos Santos Óleos, celebração solene que aconteceu para toda a Região Belém no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Água Rasa), onde os óleos sacramentais receberam suas bênçãos.

Na quinta-feira santa, às 19h30, tivemos o início do tradicional Tríduo Pascal, com a Missa do Lava-pés, momento em que tivemos a memória desta importante passagem da vida de Cristo, que instituiu o sacerdócio, além da renovação dos compromissos pastorais e ministeriais dos nossos agentes e o início da Vigília ao Santíssimo Sacramento, que seguiu até a meia-noite.

Na Sexta da Paixão, nossa comunidade iniciou o dia com a continuação da Vigília ao Santíssimo. À tarde, o Tríduo Pascal prosseguiu com a Missa da Santa Cruz e, logo depois, foi realizada a Peça Teatral da Paixão de Cristo (feita pela Oficina de Arte NSSC). Ao cair da noite, toda a comunidade presente encerrou a jornada da Sexta-Feira Santa com a Procissão do Senhor Morto.

O Tríduo Pascal teve seu encerramento no Sábado de Aleluia com a celebração da Vigília Pascal, missa solene que anuncia a Ressurreição de Nosso Senhor. Esta missa contou com a chama nova que acendeu o Círio Pascal, a luz do Cristo ressuscitado. Além desse momento, esta missa festiva abençoou a água do batismo, que se fez presente na renovação do batismo de todos que estiveram presentes.

A Semana Santa de 2015 terminou com o Domingo de Páscoa (05/04). Às 6h30, pudemos viver a Procissão da Ressurreição, seguida pela missa pascal das 7h30. Nos demais horários, também foram realizadas celebrações eucarísticas em ação de graças à Páscoa do Senhor. Assim foi mais este decisivo tempo em que nossa igreja, a “Comunidade do Senhor Ressuscitado”, nos convidou a fazer um profundo exame de consciência sobre nossas vidas e sobre a vida de toda a sociedade ao redor do planeta, tão cheia de conflitos e falta de fé. Que nossas orações e esperanças colocadas nas mãos de Deus durante a quaresma e a Semana Santa possam se tornar doces realidades de vida nova em Jesus Cristo, vivo e presente em Sua Ressurreição.

Feliz Páscoa!

(Além das fotos contidas nesta notícia, confira logo mais as principais imagens da Semana Santa em nossa Galeria de Fotos)

Texto: Ewerton Costa