Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

Você lê a Bíblia?

Um livro que foi escrito há muitos anos atrás, é até hoje o mais lido do mundo, provoca debates, traz diversas orações e é todo feito de ensinamentos . A Bíblia é também, sem dúvida, o livro mais conhecido por cristãos e não cristãos e a principal fonte para se conhecer cada vez mais um pouco da religião e da fé. Mas aquela que seria a principal cartilha do cristianismo, ainda não é a lida por todos os fiéis.

Mesmo o Brasil tendo um número considerável de católicos, poucos ainda leem a Bíblia com frequência ou mesmo visitam a Igreja. Muitas vezes, a leitura do livro sagrado se limita a passagens lidas pelo padre durante a missa ou em grupos de oração, são poucos os católicos que fazem realmente a liturgia diária.

A paroquiana Maria Regina Rocha de Lima, de 44 anos é uma católica praticante e que costuma ler o evangelho diariamente “Rezamos o terço todos os dias na minha mãe às 15h00 e após o terço lemos o evangelho do dia e meditamos a palavra”.

Mas Regina ainda é exceção, um estudo publicado pela LifeWay Research, realizado nos Estados Unidos , em 2012, trouxe o dado de que por lá apenas 20% dos cristãos liam a Bíblia regularmente.

Atingir a leitura da Bíblia entre os jovens também é um grande desafio. A compreensão das palavras sagrado muitas vezes são o obstáculo.

 

luanaA jovem paroquiana do Santuário, Luana Galvani, de 14 anos, diz ler a Bíblia pelo menos uma vez por semana e ter a companhia de sua mãe muitas vezes na leitura, mas o grande desafio fica por conta da interpretação: “às vezes encontro dificuldade em compreender algumas palavras”, diz a estudante.

A incompreensão de algumas palavras pode acontecer, afinal o livro sagrado foi escrito há muitos séculos. Alguns religiosos recomendam a oração, para que Deus possibilite o entendimento da leitura. Procurar por outra pessoa que entenda melhor os termos e tirar dúvidas com esse outro religioso, também é permitido. Mesmo lendo a escritura sagrada todos os dias, Maria Regina ainda se depara com palavras que não consegue compreender . “Quando encontramos dificuldades, perguntamos para alguém que conhecemos ou lemos e relemos várias vezes”, diz.

Mesmo não sendo praticada diariamente pela maioria dos católicos, a leitura da Bíblia é essencial e deve ser sempre lembrada por cada religioso. O santo Padre Papa Francisco diz que a leitura do livro sagrado não é apenas importante só para o cristão, como também para sua família e a harmonia de seu lar “Para que a família possa caminhar bem, com confiança e esperança, é preciso que seja sempre alimentada pela Palavra de Deus”, diz o Papa.