Um olhar em conjunto para os trabalhos paroquiais, fazendo um balanço do ano passado e consagrando a Deus, com intercessão de Nossa Senhora do Sagrado Coração, o novo ano já iniciado para pastorais, ministérios, movimentos e comissões do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Assim tradicionalmente trabalhamos na Assembleia Paroquial que, na tarde de 21/02/2026, reuniu coordenações e agentes das equipes de nossa comunidade.
Liderada e motivada pelo pároco e reitor, Pe. Girley de Oliveira Reis MSC, e com assessoramento especial do Pe. Everton Albuquerque MSC (vigário da Paróquia São José, de Campinas), a Assembleia Paroquial trouxe como tema “Comunhão, Fraternidade e Missão”, pilares que foram meditados ao longo de todo o encontro visando à sua feliz prática na vida em comunidade dos agentes, sobretudo durante este ano.
Fotos: Renata J. Silva
Veja todas as fotos deste acontecimento acessando: www.facebook.com/santuariodemaria.nssc
Nesta Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro, a Igreja Católica deu início a mais uma Quaresma, tempo litúrgico com 40 dias de preparação para a grandiosa Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. É um tempo de conversão, pois nos chama a voltarmos para os braços de Jesus Cristo, a realizarmos mudanças concretas de atitude na vida e a buscarmos o perdão de nossos pecados por meio do Sacramento da Penitência e por meio dos gestos de oração, jejum e caridade. Tempo propício para melhorar nossa relação com Deus e com as pessoas.
No Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, o início da Quaresma foi marcado pela realização de três Santas Missas com a Imposição das Cinzas sobre os fiéis às 7h30, às 12h e às 19h30. A Imposição das Cinzas é o rito em que a Igreja envia os fiéis para uma verdadeira vivência da Quaresma, pois recebemos as Cinzas em nossas cabeças com o seguinte chamado: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).
A Santa Missa noturna foi presidida pelo nosso pároco e reitor, Pe. Girley de Oliveira Reis MSC, que refletiu sobre a importância da conversão como retorno sincero a Deus e aos irmãos.
Converter-se é muito mais do que um gesto externo: é permitir que o Senhor transforme o nosso coração, mude nossas atitudes e renove nossas prioridades. É rever nossos caminhos, abandonar o pecado, reconciliar-se, praticar o bem e assumir um compromisso concreto
com a justiça e com a dignidade humana. Neste tempo favorável, somos chamados a uma conversão pessoal e também comunitária, que se traduz em gestos reais de amor, partilha e solidariedade. Também na cerimônia desse horário foi oficialmente anunciado, em nossa
paróquia, o início da Campanha da Fraternidade de 2026 que tem como tema: “Fraternidade e Moradia” e o lema: “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), convidando o povo a meditar nesta Quaresma pela moradia como um direito fundamental de todas as pessoas, à luz
da proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Fotos: Renata J. Silva
Veja mais fotografias acessando www.facebook.com/santuariodemaria.nssc
No dia 07/02/2026, nosso pároco e reitor, Pe. Girley de Oliveira Reis MSC, participou com o Terço dos Homens do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração da 18ª Romaria Nacional dos Terços dos Homens ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP). Foi mais um momento de fé e devoção à Padroeira do Brasil proporcionado por este tão importante movimento de oração.
Lembrete: O Terço dos Homens NSSC se reúne para orar em todas as últimas quintas-feiras do mês, após a Missa das 19h30. Toda a comunidade, homens e mulheres, são convidados a esses encontros mensais que também são transmitidos ao vivo pelo Facebook e pelo Youtube do Santuário.
Foto: Equipe do Terço dos Homens NSSC
Uma apresentação de teatro, dança e música para os jovens e toda a comunidade. Este foi o Festival de Verão, organizado pela Oficina de Teatro NSSC e apresentado na noite de 31 de janeiro, no Salão Paroquial 01 do Santuário. A arrecadação dos ingressos vendidos será revertida para a realização da tradicional Peça da Paixão de Cristo, prevista para acontecer no fim de tarde da Sexta-Feira Santa.
A Oficina de Teatro NSSC agradece a todo o público que veio apreciar o trabalho deste grupo que nasceu como parte da Pastoral da Juventude do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração e, com muito esforço e perseverança, permanece a serviço de nossa comunidade há mais de 20 anos!
Fotos: Gustavo Serra
Veja todas as fotos deste acontecimento em www.facebook.com/santuariodemaria.nssc
A Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, Província de São Paulo, realizou na semana de 05 a 09/01/2026 a sua anual Assembleia.
Neste ano, como acontece a cada triênio, Assembleia Provincial foi Eletiva, pois foi realizada nela o Capítulo Provincial que reelegeu o Pe. Luís Carlos Araújo Moraes MSC como Superior Provincial para a gestão 2026-2028. Também foi eleito o Conselho de Governo, que será composto pelos sacerdotes MSC: Pe. Jorge de Oliveira Gonçalves, Pe. Girley de Oliveira Reis, Pe. Abimael Francisco do Nascimento e Pe. Everton Albuquerque, que conciliarão seus trabalhos como conselheiros às tarefas que estão desempenhando atualmente.
Marcada ainda pelos balanços e planejamentos de todos os trabalhos realizados pelos MSC, de paróquias e santuários às instituições de ensino da Província de São Paulo, a Assembleia também foi marcada pela renovação dos votos dos Religiosos Junioristas e pelas visitas do Superior Geral MSC, Pe. Absalón Alvarado MSC, do Bispo da Diocese de Registro, Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior MSC (que atuou como Superior Provincial de São Paulo entre 2011 e 2016) e de integrantes do movimento Leigos da Família Chevalier.
Fotos: Missionários do Sagrado Coração – Província de São Paulo
Veja todas as fotos deste acontecimento acessando: www.facebook.com/santuariodemaria.nssc
Na manhã de 10/01/2026, o Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração proporcionou um momento de grande graça e profunda solenidade com a Profissão dos Votos Perpétuos do religioso, Fr. Erick Bryan de Mattos MSC. A Santa Missa foi presidida pelo Superior Geral dos Missionários do Sagrado Coração, Pe. Absalón Alvarado MSC, reunindo confrades sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos da Família Chevalier com nossa comunidade em um clima de intensa oração, fé e agradecimento.
Rendemos graças a Deus por este passo definitivo na vida consagrada do Fr. Erick Bryan, celebrando todo o caminho percorrido até aqui, marcado pela entrega, pelo amor e pela fidelidade à missão.
Fotos: Fr. Guilherme Bernal MSC e Rebeca Carneiro
Veja todas as fotos deste acontecimento acessando: www.facebook.com/santuariodemaria.nssc
Na noite de 24 de dezembro, a partir das 19h, todo o povo presente no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração anunciou e reviveu o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo com o Coral de Natal da Pastoral da Música e, logo em seguida, com a belíssima liturgia da Vigília de Natal que foi presidida pelo nosso pároco e reitor, Pe. Girley de Oliveira Reis MSC. No dia seguinte, as Solenidades de Natal foram celebradas nas Santas Missas das 10h30 e das 18h.
Agradecemos a toda nossa comunidade, fiéis e agentes das pastorais, pela participação nas celebrações que realizamos ao longo do Tempo de Natal e da virada de ano. Com a intercessão de Santa Maria Mãe de Deus, desejamos a vocês um abençoado ano de 2026, consagrado ao Menino Jesus!
“O Verbo se fez carne e habitou entre nós.” (João 1, 14)
Fotos: Rebeca Carneiro
Veja todas as fotos deste acontecimento acessando: www.facebook.com/santuariodemaria.nssc
Os Missionários do Sagrado Coração possuem uma ligação muito forte com a Imaculada Conceição da Virgem Maria: a data de 8 de dezembro de 1854. A Congregação MSC foi fundada pelo Pe. Júlio Chevalier na mesma data em que foi proclamado, na bula “Ineffabilis Deus”, o dogma da Imaculada Conceição pelo Papa Pio IX. Tal fato, inclusive, motivou o Pe. Júlio Chevalier a idealizar o título de Nossa Senhora do Sagrado Coração como um ato de louvor e gratidão à Virgem Maria.
Aqui no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, a comemoração do 171º aniversário dessa importante data foi celebrada na Santa Missa das 19h30, presidida pelo pároco e reitor, Pe. Girley de Oliveira Reis MSC, concelebrada pelos sacerdotes: Pe. Joaquim dos Santos Filho MSC (vigário paroquial), Pe. Lucemir Alves Ribeiro MSC (formador da Casa de Teologia) e Pe. David Nixon MSC (Superior Adjunto MSC da Irlanda), e teve a colaboração do Diácono Miguel Ibarra MSC.
Fotos: Fr. Guilherme Bernal MSC
Veja todas as fotos deste acontecimento acessando: www.facebook.com/santuariodemaria.nssc
Nos dias 3, 5, 9, 10, 12, 16, 17, 19 e 23 de dezembro, no horário da Missa das 19h30, está acontecendo a Novena de Natal no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração.
Organizada e motivada pela equipe da Pastoral da Família, a Novena de Natal é sempre a grande oportunidade de preparar o coração em comunidade para a chegada do Menino Jesus. Agradecemos muito aos fiéis e seus familiares que estão vindo participar deste momento de oração sempre sublime, que anima a vivência do autêntico Natal de Jesus Cristo.
Fotos: Letícia Maeda e Pastoral da Família
Aconteceu no sábado, 13/12, o 3º Luau do Sagrado. Neste ano, o local do evento foi a Casa de Teologia dos Missionários do Sagrado Coração, localizada ao lado do Santuário.
O Luau do Sagrado é um grande momento de confraternização promovido anualmente pela Pastoral da Crisma para seus crismandos e para a juventude em geral. Um belo evento de oração, música, partilha e amizade para acolher e motivar nossos fiéis, especialmente os jovens!
Fotos: Esther Vieira
Confira mais fotos acessando www.facebook.com/santuariodemaria.nssc

Telefones: (11) 2211-0448 / (11) 2211-7873
WhatsApp: (11) 4279-7400
Email: secretaria@santuariodemaria.com.br
Av. Renata, 1 - Vila Formosa
São Paulo - SP, Brasil - CEP: 03377-000



