Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

1º dia – Novena

NOVENA, O QUE É? »

O plano de amor de Deus, sobre Maria e sobre nós, razão de nossa confiança

Eis-nos diante de vós, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração!

Bem sabeis o motivo que nos leva a começar hoje esta novena de orações.

Sois Mãe muito querida, sempre estais conosco e conheceis nossas alegrias e necessidades.

O que anima nossa confiança em vós é o amor de Deus que é fonte de todas as graças, belezas e maravilhas. Esse amor se manifesta particularmente no plano de salvação do ser humano. Nesse plano o Pai vos confiou um papel todo especial, escolhendo-vos como Mãe de seu Filho. Sois a “bendita entre todas as mulheres”, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração!

Vós sois também a filha e o coroamento deste humilde povo que Deus suscitou pela fé de Abraão, orientando-o ao longo dos séculos na esperança de um Salvador.

Em vós, toda a humanidade pôde acolher e receber o tão necessário e esperado Salvador.

Em vós se fez poderosa a oração dos humildes e a esperança dos pobres.

Em vós, floresce e se levanta a raça humana.

Em vós Deus se fez homem, emprestando vosso corpo e coração como primeira morada para seu Filho aqui na terra. Seu amor de Pai se estende agora, até nós, de geração em geração, por Cristo, seu Filho e Nosso Senhor.

Que por vossa intercessão maternal, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, este amor do Pai nos atinja hoje, por meio das graças e favores que Vos pedimos.

Renovai a nossa fé e a nossa esperança fortalecendo a nossa fidelidade.

Levai-nos, ó Senhora, a uma verdadeira ação de graças, este é o nosso maior pedido hoje. Amém!

Reza-se o “LEMBRAI-VOS”.

É um período (nove dias) de oração de súplica ou de ação de graças mais intensa, mas também um período de esforços para uma vida cristã mais aprofundada e mais atenta as nossas carências e as de nossos irmãos. Esses esforços que acompanham a oração novenal, devem conduzir a uma decisão pessoal de “conversão” ou renovação de vida, por uma maior e mais explícita adesão e à participação renovada dos sacramentos. Devem, enfim, refletir uma maior caridade dentro de nossa própria família e nas demais relações humanas e sociais, bem como um “amor que sinta as necessidades alheias como próprias, fazendo os outros participantes dos nossos próprios bens” (Papa João Paulo II).

É para ajudar nessa busca de oração pessoal e comunitária, e nesse esforço de solidariedade para com os nossos irmãos mais necessitados, que existem esses textos aos quais se dá o nome de “novena”.

Portanto, no que se refere à oração, convém lembrar que, embora útil, a simples recitação desses textos novenais não é suficiente por si mesma. Nenhum texto tem eficácia “por si mesmo”; não existem “fórmulas mágicas”, nem “rezas fortes”. Como tantos outros, esses textos podem nos ajudar, se além dos nove dias de oração, nos esforçarmos sinceramente para viver uma vida cada dia mais cristã para Deus e para nosso próximo.

Em resumo, uma novena deve colocar-nos em estado de oração, mas também ser para nós um “tempo forte” de vivência cristã, a qual deve continuar cada dia de nossa vida.

Outrossim, podemos dizer que uma novena é eficaz, quando, pela nossa conversão, pela piedade e pela prática da caridade, ela nos dispõe a receber as graças do Senhor e a abraçar sua santa Vontade.

Powered by Hackadelic Sliding Notes 1.6.5