80 anos de história do Santuário – Parte 1: “Como tudo começou”

home-especial

Em 2019, nossa comunidade comemora 80 anos de existência! É claro que esperamos uma festa à Nossa Senhora do Sagrado Coração muito especial, cheia de romeiros e fiéis para comemorar essa tão importante data. Mas as comemorações não ficarão só em maio de 2019, afinal por aqui elas já começam agora. A partir deste mês até maio do próximo ano, estreamos no jornal Santuário de Maria a série “80 anos de história do Santuário”, com muitas curiosidades sobre a existência e a fundação de nossa Paróquia!

E para começar, vamos fazer uma pergunta para você: como você imagina que era o Santuário no seu primeiro ano de existência? Bom, se a sua resposta foi “exatamente como ele é hoje” está enganado. Nosso Santuário começou com um projeto muito mais simples: uma capela instalada na frente da Praça Sampaio Vidal, em um terreno doado por uma importante fábrica da época (atualmente, há uma agência de banco nessa localização). O espaço era bem menor do que o de hoje, mas a fé continuava forte. A pequena Paróquia, que tinha como pároco seu fundador Pe. Jerônimo Vermin, enchia de fiéis a cada Missa, como aconteceu na bênção inaugural da capela, no dia 22 de janeiro de 1939 (nosso reconhecimento paroquial pela diocese foi assinado em 13 de novembro de 1939).

“A paróquia era simples, mas muito zelosa, ajeitada. Só de pensar que tudo começou dali! As festas eram em frente a capela. Naquela época era muita gente, fiéis cheios de alegria em estar participando do início de tudo”, conta Nelson Coquieri, devoto e funcionário do Santuário. Nelson também lembra da emoção de quando encontra algum fiel que participou dessa fundação há quase 80 anos. “Às vezes, as pessoas mais antigas contam a história do Santuário e a gente nota no canto dos olhos uma pequena lágrima, não de tristeza, mas, sim, de alegria”.

Se o início da pequena Paróquia dedicada à Nossa Senhora do Sagrado Coração já emociona, imagina quando se começou a projetar o enorme Santuário que temos hoje, mas, afinal, como começou essa construção? É o que a gente conta para você, leitor, no próximo episódio da nossa série!

Aline Imercio

Fotos e dados históricos: Livro-tombo do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração