80 anos de História do Santuário Parte 10 – Capela do Santíssimo: Um espaço de adoração

interna

Adoração e oração. Essas são as duas palavras que descrevem o momento que muitos fiéis passam na Capela do Santíssimo. O local onde se encontra o Cristo Sacramentado na Igreja é sagrado e de paz. E, em nosso Santuário, não é diferente. Por essa importância da Capela, neste episódio contamos um pouco mais sobre o nosso espaço do Santíssimo e qual foi o significado da sua construção.

A estrutura da Capela do Santíssimo

Como já dissemos por aqui, a Capela que guarda o Santíssimo foi idealizada para ser um local de paz, onde os fiéis buscam seu contato direto com Deus, em oração. Por isso, geralmente na maioria das Igrejas, ela tem um canto próprio, que pode ser próximo do altar, para proporcionar maior silêncio e concentração.

A Capela de nosso Santuário foi inaugurada pelo então pároco e reitor Pe. Air José de Mendonça MSC em 12/10/2011 (fotos), após grande mobilização da Campanha Devoto Solidário. Para sua estrutura, foi pensado um ambiente aconchegante e acolhedor de oração. A mesa, os genoflexórios são de madeira rústica – na ideia de relembrar a marcenaria de José. As poltronas são para o conforto dos fiéis que ali chegam, e foram inspiradas no trabalho de Maria nos teares. Na iluminação, além da Luz natural vinda das janelas, e do discreto colorido dos vitrais, há três lâmpadas, que representam o Pai, Filho e Espírito Santo – que nos convidam à comunhão. E no centro, o Sacrário com o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, que chama à oração e adoração.

O significado da Capela

Em 2012, Pe. Michel dos Santos (na época, Frater MSC) descreveu à Revista de Nossa Senhora a alegria de finalmente encontrar a construção da Capela do Santíssimo, como um ambiente de paz e oração que sempre foi sonhado pela comunidade. No texto, Pe. Michel diz que esse espaço pode ser descrito como uma Tenda da Revelação do Senhor: “Tudo foi feito para que o olhar do visitante se concentre unicamente no Mestre, permitindo às pessoas adorá-lo em Espírito e Verdade, no silêncio, na contemplação e comunicação com o Mistério revelado”.

Mais do que um ambiente para orações antes e depois das Missas, a Capela do Santíssimo também é um local que está sempre de portas abertas para que os fiéis, mesmo na correria do cotidiano visitem o nosso Santuário e possam viver a adoração de maneira intensa e permanente.

Aline Imercio
Fotos: Beto Rocha e Júlio César Teruel