Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

80 anos de história – Parte 11: Revista de Nossa Senhora faz parte da nossa história!

revistas-2Quem folheia a Revista de Nossa Senhora hoje para ler artigos religiosos variados, não imagina que a história dessa publicação tem mais de 150 anos. E, por isso, ela faz também parte da nossa série que conta um pouco da história dos 80 anos do Santuário de Nossa Senhora do Coração.

Como tudo começou…

Foi na Europa, nos anos de 1860 e 1870, que os Padres Maugenest, Piperon e Victor Jouet, contemporâneos de Pe. Julio Chevalier, iniciaram o trabalho para criação de uma publicação que pudesse levar o conteúdo dos Missionários do Sagrado Coração e ainda arrendar fundos para a Congregação na região e chegaram a Revista de Nossa Senhora. O sucesso da revista foi tamanho que, quando chegou ao Brasil, há cerca de 79 anos, ela já era vista como tradição entre os Missionários do Sagrado Coração. O responsável por trazer a publicação ao nosso país foi o Pe. Pedro Paulo Koop (que depois se tornaria bispo de Lins) e o principal objetivo de se conseguir muitos assinantes era de arrecadar fundos para continuar a reerguer nosso Santuário – que estava em construção.

Um trabalho de evangelização

Com o tempo, a revista se expandiu também para outros países, e hoje está na França, Itália, Méxicos e diversas outras regiões, sempre com a função de propagar o trabalho dos Missionários do Sagrado Coração. Em entrevista concedida em 2017 para Juliana Fontanari, autora do artigo “Religião e Jornalismo”, Pe. Lucemir Alves Ribeiro – na época, editor da publicação – descreveu de maneira sucinta os objetivos desta revista: evangelizar e levar a Boa Nova do Evangelho, divulgar a devoção de Nossa Senhora Do Sagrado Coração e manter a formação de novos missionários.

Atualmente, a revista tem cerca de 3 mil assinantes que contribuem com quantias simbólicas para receber mensalmente a revista em seus lares. A equipe editorial é voluntária e formada, principalmente, por religiosos. Os temas abordados são os mais diversos, desde eventos no Santuário até missões e questões sociais. “Para mim, o conteúdo mais marcante da revista foram as colunas do Pe. Humberto, que envolviam questões religiosas e sociais. Gostava muito também do ‘Diário de uma missão’, com relatos de missão no Amazonas , espaço que escrevi por muito tempo” , diz Pe. Reuberson Ferreira MSC, atual editor da publicação.

Pe. Reuberson também lembra ainda da preocupação constante que têm, como editor, de sempre deixar a Revista de Nossa Senhora melhor possível para seus leitores. “Sei que muitos devotos são de meia idade e gostam de ter a revista em suas mãos, mas também quero avançar na questão da digitalização do conteúdo”.

Quer assinar a revista? Entre no site e saiba mais: www.revistadenossasenhora.com. br

Aline Imercio
Fotos: Acervo do Santuário (Revistas da década de 1950 e da década atual)