80 anos de história do Santuário: Parte 13 – Nossos Reitores (I)

A série sobre a história do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração já contou bastante coisa sobre a construção do Santuário, seus fiéis, romeiros e outros detalhes que fazem esse espaço ser, há 80 anos, um lugar de fé e muita devoção em Nossa Senhora. Nos próximos capítulos, será a vez de falar um pouco mais sobre aqueles que ajudaram a formar nossa comunidade e o Santuário exatamente do jeitinho que ele é hoje: nossos párocos, que por aqui também têm a função de reitores.

Pe. Jerônimo Vermin MSCPe. Jerônimo Vermin MSC (1939)

Embora o Pe. Jerônimo tenha ficado pouco tempo como reitor de nosso Santuário, ele é sempre lembrado por ser o primeiro padre a realizar a benção da capela dedicada a Nossa Senhora do Sagrado Coração, que ficava na praça Sampaio Vidal, em 1939. Neste mesmo ano, foi também o Pe. Jerônimo nomeado como primeiro pároco.

Pe. Pedro Dingnouts MSCPe. Pedro Dingenouts MSC (1940 – 1941)

O nome do Pe. Pedro Dingenouts MSC está retratado até hoje nos vitrais de nosso Santuário. Junto com os três primeiros párocos daqui, ele ficou com seu nome imortalizado nas paredes da Igreja. Pe. Pedro também ficou por pouco tempo como reitor, pouco mais de um ano, mas é muito lembrado pelo povo que o viu trabalhar na pequena capela de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Pe. Francisco Janssen MSCPe. Francisco Janssen MSC (1942 – 1957)

Quem está sempre por nosso Santuário já ouviu bastante falar no Pe. Francisco Janssen, inclusive durante a encenação da coroação na nossa festa deste ano. Nascido na Holanda, Pe. Francisco chegou por aqui e é tido como um dos fundadores e idealizadores da atual edificação do Santuário. Esse período não foi fácil, e dizem que Pe. Francisco enfrentou algumas dificuldades, como viver em uma casa paroquial que não tinha nem mesmo energia elétrica. Vendo a necessidade de um ambiente educacional, foi Janssen que também fundou o que temos hoje como o Externato de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Pe. Agostinho Picard MSCPe. Agostinho Picard MSC (1959)

Também holandês, Pe. Agostinho ficou por poucos meses em nosso Santuário, pois fazia um trabalho de muita importância em Itajubá/MG. Por lá, ele foi pároco da Paróquia Nossa Senhora de Soledad e deixou o cargo em 1959 para trabalhar como reitor aqui. Quando retornou para Itajubá, voltou como vigário da mesma paróquia e empreendeu no ramo da educação, fundou o Instituto Padre Nicolau (dedicado a seminaristas) e o Colégio de Itajubá, tido como um dos melhores de Minas na época.

Pe. Luiz Nieuwenhuis MSCPe Luiz Nieuwenhuis MSC (1960 -1962)

Pe. Luiz também ficou por pouco tempo em nosso Santuário, apenas dois anos, em função de seus compromissos missionários no Brasil e na Holanda. Participou de uma época de evolução do Santuário, que crescia junto com o bairro da Vila Formosa, e de descoberta de mais fiéis e romeiros à devoção de Maria.

Gostou? Na próxima parte, continuaremos a falar dos reitores que ajudaram a construir nossa história!

Aline Imercio
Fotos: Arquivo do Santuário