80 anos de história do Santuário: Parte 15 – Nossos Reitores (Capítulo III)

Chegamos à última parte da nossa série que conta um pouquinho da experiência dos párocos e reitores que passaram em nosso Santuário. Estes últimos cinco padres são bastante lembrados por maioria dos nossos fiéis, inclusive jovens e crianças, e deixaram muitas recordações boas na casa de Nossa Senhora.

Confira:

Pe. Jorge de Oliveira Gonçalves MSC (1998 a 2001)PE. JORGE

A passagem de Pe. Jorge pelo Santuário aconteceu no histórico período da virada do milênio. Muito querido, entre uma missão e outra em sua valorosa vocação que é exercida nas comunidades do norte e nordeste do país, Pe. Jorge sempre visita o nosso Santuário. Neste Ano Jubilar, foi ele quem celebrou a Santa Missa do 6º Dia da Novena a Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Pe. Manoel Ferreira dos Santos Jr. MSC (2002 a 2008)DOM MANOEL

Pe. Manoel ainda tinha esse título quando esteve à frente de nosso Santuário. Hoje ele é Dom Manoel, bispo da Diocese de Registro (SP), e enche nossa comunidade de alegria e satisfação por ter tido sua presença por aqui. Na época em que esteve conosco, Dom Manoel trouxe muitos fiéis, fundou pastorais e despertou vocações. Ele também foi o empreendedor de uma grande reforma na fachada, nos afrescos e no carrilhão de sinos do Santuário. Neste ano, foi Dom Manoel quem celebrou a Missa Solene da 80ª Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Pe. Air José de Mendonça MSC (2009 a 2014)PE. AIR JOSÉ

Outro pároco e reitor muito querido, que passou recentemente por nosso Santuário, foi Pe. Air. Sempre comunicativo, Pe. Air investiu em nossa PasCom, onde participava ativamente como responsável pelo editorial deste jornal, e organizou importantes campanhas que construíram a Capela do Santíssimo e restauraram os vitrais do Santuário. Deixou muitos fiéis com saudade quando, após a conclusão do jubileu de 75 anos do Santuário, anunciou sua partida para Campinas, onde atualmente administra a Paróquia São José. Ele é também apresentador na Rede Século 21 e faz periódicas visitas ao nosso Santuário. Foi Pe. Air quem rezou o 1º Dia da Novena a Nossa Senhora do Sagrado Coração, neste ano.

Pe. Valdecir Soares Santos MSC (2015 a junho de 2018)PE. VALDECIR

Pe. Valdecir ficou menos tempo do que o habitual dos outros párocos e reitores, aqui no Santuário, porque foi cumprir uma linda e desafiadora tarefa dos Missionários do Sagrado Coração na África, atendendo a comunidades carentes do Moçambique. No entanto, ajudou a escrever nossa história em momentos como o Ano Santo da Misericórdia (08/12/2015 a 20/11/2016) quando este Santuário foi instituído pela Arquidiocese de São Paulo como Porta da Misericórdia para a Região Belém, durante todo aquele Ano Santo. Pe. Valdecir, como um anfitrião, acolheu milhares de fiéis peregrinos que vieram até aqui para receber bênçãos e indulgências de Deus por meio da Porta da Misericórdia.

Pe. Reuberson Rodrigues Ferreira MSC (Atual reitor, desde julho de 2018)PE. REUBERSON

E, finalmente, nosso atual pároco, Pe. Reuberson, tem uma bonita história com nosso Santuário. Depois de passar por aqui como seminarista e como vigário, anos mais tarde voltou como reitor e pároco do grandioso Santuário. A missão é grande, mas foi Nossa Senhora que confiou. E sempre com esse pensamento, Pe. Reuberson cumpre sua missão sendo muito admirado pelos fiéis por sua sabedoria e inteligência. Em pouco mais de um ano conosco, já participou de momentos marcantes por aqui, como a dedicação do Santuário e nosso jubileu de 80 anos. Que venham muito mais bênçãos pela frente!

Aline Imercio
Fotos: Arquivo do Santuário