80 Anos de História do Santuário: Parte 6: “Um marco da Vila Formosa”

VILA FORMOSA (minhamemoriazonaleste.com.br) (1)

Quem visita a Vila Formosa hoje, sabe que o bairro é um dos mais valorizados da Zona Leste de São Paulo, mas nem sempre foi assim. A região, que era considerada um punhado de terra de chão batido, pertenceu a Brás Cubas e, depois, foi vendida à família Jacob, de origem libanesa, em meados de 1920. O loteamento que daria a origem ao bairro foi feito pela Companhia Melhoramentos do Brás. O desejo em povoar a região era tamanho que, a cada pessoa que comprava um pouco de terra, eram dados 30 mil tijolos – como forma de incentivo para construção, o que se estendeu até 1940. E, no meio desse tempo, a região também ganharia uma de suas maiores e mais representativas edificações: o Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Como rememoramos aqui, durante os capítulos desta série, cada acontecimento histórico do Santuário sempre contou com uma intensa movimentação do bairro. Além dos queridos romeiros, nosso Santuário sempre contou muito com a ajuda do povo da Vila Formosa, por isso nosso carinho tão especial pelo bairro. E, do outro lado, não poderia ser diferente. A história dos 95 anos da Vila Formosa não consegue ser contada sem que o Santuário, cartão-postal do bairro, seja lembrado. É a grande Igreja dedicada a Nossa Senhora do Sagrado Coração que sempre trouxe, e ainda traz, muitos visitantes para o bairro.

Por que o bairro foi escolhido para acolher o Santuário?

A resposta é bem simples. Como vimos no nosso primeiro capítulo, a primeira capela dedicada a Nossa Senhora do Sagrado Coração ficava a algumas quadras do Santuário atual, mais precisamente onde agora está localizada a agência do Banco Bradesco, na praça Sampaio Vidal. O local foi escolhido porque a Companhia Melhoramentos do Brás doou o terreno para construção da Igreja. E só em 1945, a construção do Santuário, onde ele se localiza atualmente, se iniciou.

Hoje, um grande marco da Vila Formosa, com certeza, é o nosso Santuário e, um dos mais importantes eventos do calendário do bairro, é a tradicional festa que acontece em maio, dedicada a Nossa Senhora do Sagrado Coração!

Aline Imercio
Foto: Arquivo do Santuário