Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

80 Anos de História do Santuário: Parte 7: “As Lâmpadas Votivas”

Lâmpadas Votivas (1)Enfim, começamos o ano de 2019. Tempo em que o Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração viverá um grande e santo momento: a celebração dos seus 80 anos de existência paroquial. Assim como começamos em junho de 2018, o Jornal Santuário de Maria continuará a contar um pouquinho da história do nosso Santuário nesta série, até maio. Neste episódio, é chegada a hora de falar sobre as queridas Lâmpadas Votivas.

Quem entra no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, pela primeira vez, não deixa de contemplar as belas lâmpadas em arandelas vermelhas que podem ser vistas espalhadas pela igreja toda, mas o que pouca gente sabe é qual é a serventia dessas lâmpadas. Tudo começou ainda nos primeiros anos de existência do Santuário.

A inspiração para as Lâmpadas Votivas viria da França, mais especificamente da cidade de Issoudun, berço da devoção de Nossa Senhora do Sagrado Coração. “Só que essa ideia, lá, não deu muito certo. Mas o Pe. Francisco Janssen MSC, mesmo assim, resolveu colocá-la aqui no Santuário”, diz Nelson Coquiéri , devoto e funcionário do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Por aqui, o sucesso foi tanto que, até hoje, as Lâmpadas Votivas continuam à disposição dos fiéis.

Como é a dinâmica devocional das Lâmpadas Votivas?

As Lâmpadas Votivas são pequenas lâmpadas elétricas que se acendem no horário das Santas Missas. Os fiéis podem fazer uma doação espontânea, para que sua lâmpada se mantenha acesa. Elas são a expressão da fé que não se apaga. Ao término de nove dias, um mês ou um ano (de acordo com a escolha do devoto) a Lâmpada Votiva permanece acesa como símbolo de esperança ou de gratidão pela intercessão de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Os devotos que estiverem interessados em acender sua Lâmpada Votiva podem entrar em contato com nossa Secretaria Paroquial pessoalmente ou pelo telefone (11) 2211-0448 ou (11) 2211-7873, de segunda a sexta das 8h30 às 16h30 e aos sábados até 11h30.

Aline Imercio
Foto: Arquivo do Santuário