83ª Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Especial11A chegada serena e delicada do mês de maio traz consigo a certeza da Festa da Virgem Senhora do Sagrado Coração, sempre no último domingo de maio, em nosso Santuário. Deve-se dizer que, também, em várias outras Igrejas a ela dedicadas no Brasil e no mundo, repete-se nesta mesma data, festiva e ostensivamente, as homenagens  a Virgem Maria, sob o título a ela ofertado pelo Fundador dos Missionários do Sagrado Coração.

Impressiona-me a força e o impacto dessa devoção. A intuição do Padre Júlio Chevalier de honrar a Mãe de Deus com um título próprio, calou fundo na alma de muitos fiéis. Nós, paroquianos, e muitos romeiros, nos encantamos por Nossa Senhora do Sagrado Coração e confiantes a ela acorremos pedindo graças, favores, mediação e intercessão.

Estamos às vésperas da nossa gloriosa Festa, menos de trinta dias nos separam dela. A programação já está posta. Haverá momentos de oração com os romeiros. Missas, apresentações culturais, celebrações solene, salas temáticas e inúmeras outras atividades. Tudo preparado com carinho, atenção e zelo.

Cabe, a esta altura motivar nossa comunidade paroquial, para viver ainda mais o aspecto religioso dessa Festa. Celebrar a novena, com fidelidade e sem falhas, é um exercício de fé que muito nos ensina e nos aproxima de Deus. Ao celebrarmos o novenário, além das graças particulares, pedimos uma graça ainda maior, a de nos assemelharmos a Maria, Nossa Senhora do Sagrado Coração, no seguimento de Jesus.  Ao vivermos a procissão do dia festivo, recordamos que somos peregrinos neste mundo, caminhamos para Deus.  Ao testemunharmos a coroação, recordamos que Maria, como diz a música do Pe. Zezinho, “não é deusa, não é mais que Deus, mas depois dela neste mundo ninguém foi maior” na fidelidade ao próprio Deus.

Enfim, a nossa Festa é uma oportunidade singular para recebermos graças e bençãos e nos aprofundarmos no seguimento de Jesus. Que Nossa Senhora do Sagrado Coração interceda por nós junto a seu filho nesse santo propósito. Amém!

Com afeto,

Pe. Reuberson Ferreira, MSC.