A alegria da ressurreição

Neste dia 02 de novembro, celebramos o Dia de Finados, em lembrança de nossos entes queridos que não estão mais entre nós. Tal data, normalmente, remete a um sentimento de melancolia e saudade, por parte daqueles que aqui ficam intercedendo pelas almas de seus familiares e amigos.

O mistério da morte ainda nos incomoda muito por não sabermos como e aonde estão nossos antepassados.

Entretanto, as almas dos fiéis se encontram e superam a barreira da morte, rezando umas pelas outras. Assim, compreendemos a prática de oferecer missa em intenção pelos falecidos.

Lembrando de nosso querido Papa João Paulo II, que em uma de suas encíclicas (carta por ele escrita e direcionada a toda a igreja) ensina-nos que “a Igreja do Céu, a Igreja da Terra e a Igreja do Purgatório estão misteriosamente unidas nessa cooperação com Cristo para reconciliar o mundo com Deus.”

A celebração desta data é uma oportunidade para fazermos uma reflexão sobre a vida. Ela terminará para todos nós aqui neste mundo, é apenas uma questão de tempo.

Além disso, para a eternidade não poderemos levar nada de material. Levaremos apenas o bem que tivermos feito para nós e para os outros. Logo, deve ser uma tomada de consciência de que ser feliz e viver bem não quer dizer acumular tesouros, prazeres ou glórias, mas fazer o bem e preparar uma vida eterna com Deus.

Devemos pedir sempre para a santificação destas almas, que aguardarão até o dia do Juízo Final, onde todos nós ressuscitaremos assim como Jesus. Também nós, devemos nos preparar e nos redimir de nossos pecados, pois o grande dia está próximo. Para quem ainda tem dúvidas, na carta de São Paulo aos Coríntios, temos uma prévia de como será: “Jesus, ressuscitado em primeiro lugar, seguir-se-á a ressurreição dos irmãos: cada qual na sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, por ocasião da sua segunda vinda; a seguir, haverá o fim” (1Cor 15, 23s). E este é o ponto fundamental da nossa fé cristã: devemos acreditar na ressurreição e manter nosso coração puro e confortado, afinal “se Cristo não ressuscitou, vazia é a vossa pregação; vazia também é a vossa fé… Se Cristo não ressuscitou, vazia é a vossa fé; ainda estais nos vossos pecados” (1Cor 15, 14.17).

Por isso, lembremos daqueles que partiram com carinho, recomendando-lhes nossas orações e preparemo-nos também, pois o Reino de Deus está chegando!

Viviane Valente