A Encíclica Fratelli Tutti

Fratelli TuttiFoi lançada, no início do mês de outubro, a Encíclica Fratelli Tutti, escrita por Papa Francisco. Encíclicas são cartas escritas pelo Papa e enviadas a todos religiosos do mundo, com direcionamentos importantes para serem seguidos. Nesta terceira encíclica escrita por Vossa Santidade, a ligação com São Francisco de Assis é grande e importante, principalmente no que diz respeito ao seu exemplo de humildade e de evangelização.

O documento,  com oito capítulos, traz como objetivo promover a aspiração mundial à fraternidade e amizade social, que seriam um caminho para construir um mundo melhor. A carta traz entre seus temas a necessidade da justiça social, a emergência atual de vivermos como irmãos solidários e os importantes conceitos de justiça, liberdade e democracia.

“Com a publicação de Fratelli Tutti, Papa Francisco se consagra como a grande voz, no cenário internacional, contra os desvarios e injustiças da sociedade atual”, diz o coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP, Francisco Borba, ao jornal da PUC–SP. Podemos dizer que Papa Francisco indica fortemente a fraternidade e a amizade social para a criação de um mundo melhor.

“Entrego esta encíclica social como humilde contribuição para a reflexão, a fim de que, perante as várias formas atuais de eliminar ou ignorar os outros, sejamos capazes de reagir com um novo sonho de fraternidade e amizade social que não se limite a palavras”, diz Papa Francisco no documento.

Desta maneira, o Papa e grande parte da Igreja acreditam que os ensinamentos de São Francisco de Assis ajudam, e muito, a formamos uma sociedade atual ainda melhor.

Aline Imercio
Fotos: Vatican News