A história do Apostolado da Oração

Peregrinação Apostolado - Beto RochaNo dia 3 de dezembro de 1844, jovens jesuítas da cidade francesa de Vals, estavam inquietos com o testemunho de missionários que tinham vindo da África e da Índia. Ainda no seminário, eles queriam partir para missão nesses locais, a fim de evangelizar e cuidar de quem mais precisava. Mas um padre, chamado Francisco Xavier Gautrelet, recordou a esses jesuítas que eles precisavam primeiro concluir os estudos para depois partir em missão. E o padre também propôs que, enquanto isso não acontecia, eles fizessem um movimento de oração pessoal e comunitária, onde oferecessem a vida diariamente pela missão da igreja. Os jovens jesuítas gostaram da ideia e assim nasceu esse movimento tão forte nas igrejas do mundo todo até hoje.

O Apostolado da Oração é um movimento eclesial, que procura viver a espiritualidade apostólica e eucarística brotada do Sagrado Coração de Jesus e fundamentada no mistério da Paixão de Cristo. É uma união de fiéis que se oferecem, de forma cotidiana, para a continuidade da obra de nossa redenção. É também conhecido como a Rede Mundial de Oração do Papa, a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja com o propósito de ajudar os cristãos a rezarem as intenções do Santo Padre.

Em nosso Santuário, o Apostolado da Oração atua há 79 anos. Sempre rezando nessas premissas e por todas intenções que chegam, o Apostolado se reúne em toda primeira sexta-feira do mês para louvar o Sagrado Coração de Jesus e renova seus votos no dia da Solenidade, em junho. Sempre se mobiliza na realização de eventos de oração e evangelização e é um grupo conhecido em nossa comunidade como “aqueles que tem uma oração forte que chega aos céus”. O Apostolado está aberto para acolher novos membros e, para isto, basta se inscrever na nossa Secretaria Paroquial.

A foto que ilustra esta reportagem destaca a forte presença dos grupos do Apostolado da Oração da Região Episcopal Belém reunidos em abril de 2016, durante o Ano Jubilar em que o Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, por instituição do Papa Francisco, foi uma das Portas Santas da Misericórdia e acolheu diversas peregrinações.

Aline Imercio
Foto: Beto Rocha