Após 7 dias emocionantes, Papa Francisco se despede do Brasil

PAPA FRANCISCO - JMJ“JÁ COMEÇO A SENTIR SAUDADES DO BRASIL, ESTE POVO TÃO GRANDE E DE GRANDE CORAÇÃO; ESTE POVO TÃO AMOROSO!”

SANTA MISSA DE ENVIO DA JMJ:

A missa de envio e encerramento da Jornada Mundial da Juventude aconteceu na manhã deste domingo(28), na praia de Copacabana no Rio de Janeiro.

Novamente com a presença com de 3 milhões de jovens na praia de Copacabana, o Papa celebrou a Santa Missa com a presença de diversos bispos, padres, cardeais e autoridades religiosas, além de autoridades políticas como o prefeito e o governador do Rio de Janeiro e também a presidente da República do Brasil Dilma Russef e a presidente da Argentina Cristina Kirhener.

Durante a homilia, Papa Francisco lembrou o tema da Jornada Mundial deste ano que foi “Ide e fazei discípulos”, enfatizou aos jovens 3 etapas a de ir, a de não ter medo e a de servir a Jesus:

IDE: ” Mas, atenção!Jesus não disse: se vocês quiserem, se tiverem tempo, mas Ide e fazei discípulos entre todas as nações(…)”

SEM MEDO: ” Deus está conosco! Não tenham medo! Quando vamos anunciar Cristo, Ele mesmo vai à nossa frente e nos guia”

SERVIR: “Evangelizar significa testemunhar pessoalmente o amor de Deus, significa superar os nossos egoísmos, significa servir, inclinando-nos para lavar os pés dos nossos irmãos, tal como fez Jesus.”

Além da celebração da Santa Missa por Papa Francisco, os milhões de peregrinos em Copacabana esperavam hoje um anúncio: onde será a próxima Jornada Mundial da Juventude em 2016? E o Papa anunciou : Cracóvia, na Polônia.

O início do discurso final de sua Santidade o Papa foi recheado de elogios, Francisco agradeceu a organização de Dom Orani Tempest (arcebispo do Rio de Janeiro e que ficou ao seu lado todo tempo), aos bispos ali presentes e ao carinho do povo brasileiro, dos jovens da Jornada. E questionou: “Não é verdade que vocês compreenderam que o evangelho é a resposta de uma vida mais plena?”, e foi respondido pelo SIM de três milhões de pessoas.

Após o breve discurso, Francisco declarou:

” Queridos jovens, temos um encontro marcado na próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2016 em Cracóvia, na Polônia. Pela intrecessão materna de Maria peçamos a Luz do Espírito Santo sobre o caminho que nos levará a esta nova etapa(…)”.

Cracóvia foi escolhida, dentre outras razões, em homenagem ao criador da Jornada Mundial da Juventude, Beato João Paulo II, que foi arcebispo dessa cidade na Polônia, antes de se tornar Papa. Já é a segunda vez que a Polônia recebe a Jornada Mundial, em 1991, João Paulo II celebrou o evento na cidade de Czestochowa. Cracóvia possui cerca de três milhões de habitantes e é considerada o berço de muitos filósofos, artistas e santos. Para o peregrino brasileiro que quiser ir a Cracóvia, uma passagem área para essa cidade do Leste Europeu, hoje está em torno de U$ 1500,00 dólares. Já dar para ir economizando!

Após a Santa Missa celebrada em Copacabana, sua santidade Papa Francisco foi até o Auditório do centro de estudos do Sumaré, local onde se reuniu com membros do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano), onde discutiu os caminhos da América Latina. E logo após o sumo sacerdote se dirigiu ao Galpão do Riocentro onde cumprimentou e agradeceu os voluntários da JMJ.

A DESPEDIDA:

Em uma breve reunião com autoridades políticas, religiosas e voluntários da JMJ, o Papa Francisco discursou sua despedida do Brasil, no espaço do aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro.

Francisco agradeceu a todos os sorrisos sinceros que recebeu, ao apoio da presidente Dilma e a amizade sincera dos brasileiros:

“Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meia a adversidade dos moradores de Varginha”.

E lembrou da sua oração no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em que esteve na última quarta-feira :”Pedi a Maria que robusteça em vocês a fé cristã, que é parte nobre da alma do Brasil, como também de muitos outros países, tesouro de sua cultura, alento e força para construírem em uma nova humanidade na concórdia e na solidariedade”, enfatizou o santo padre.

Ao final Papa Francisco fez seu tradicional pedido “Rezem por mim”. Francisco despediu-se dos bispos, agradeceu a Dom Orani, a Dom Raymundo Damasceno e partiu em avião rumo a Roma, onde deve chegar por volta das 6h30 horário de Brasília.

Sem dúvida uma passagem que deixou marcas nos brasileiros e renovou nossa fé!

reportagem: Aline Rodrigues Imercio