Avôs e Avós de nossa Paróquia, rezemos por eles!

Jornal_JulhoO Papa Francisco representa uma verdadeira primavera na Igreja. Suas palavras, seus gestos e seus pronunciamentos são signo de um tempo novo. São sinais de um homem que, guiado pelo Espírito Santo, quer fazer crescer o anúncio do Evangelho. Em seu pontificado, ao lado de tantos outros gestos, instituiu o dia Mundial de Oração pelos Avós e pelos Idosos com intuito por em foco essa etapa da vida tão singular, mas, por vezes, depreciada.

No último dia de janeiro do ano passado, durante a Oração do Angelus, Francisco anunciou a instituição de um Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. A data é para ser celebrada sempre no mês de julho, nas cercanias do dia de Sant’Ana e São Joaquim que, segundo a tradição avós de Jesus. O ideal do Papa é assegurar que os avós, por vezes esquecidos, sejam lembrados como memória das raízes a serem transmitidas a outros.

Em 2021 o Papa dirigiu aos avós e idosos do mundo inteiro uma mensagem especial, sob o título “Eu estou contigo todos os dias.” Neste ano com o tema extraído do Salmo 92 – “Dão fruto mesmo na velhice” – ele repetiu o mesmo gesto. O texto convida a refletir sobre os frutos da idade madura. Exorta os idosos do mundo inteiro a serem “artífices da revolução da ternura” e a libertar “o mundo da sombra da solidão e do demônio da guerra”, além de perceberem essa etapa da vida como o “dom duma vida longa”.

Nesse sentido, neste mês que celebramos a dia Mundial de Oração pelos avós e idosos, no qual nossa paróquia caminha num ritmo menos acelerado porque muitos dos nossos agentes de pastoral tiram dias para viagens ou descanso, quero convocar cada um dos nossos leitores para uma prece singela pelos avós.

Ao contemplarmos nossa assembleia litúrgica, percebemos muitos avôs e avós que, ladeados pelos seus netos, participam da Celebração Eucarística. É reconfortante vê idosos acompanhados por seus netos pequenos na fila da comunhão e perceber que as crianças olham embevecidas para o Corpo de Cristo, buscando entender o mistério tão grande que seus avós recebem. Trata-se de uma verdadeira pedagogia do exemplo, pois as crianças um dia buscarão aquele mistério que tão devotadamente os seus avós receberam. Assim a fé avançará de geração em geração. Rezemos, pois, pelos avôs e avós no mundo inteiro para que sejam sempre exemplo de fé e memória de nossa história.

Pe. Reuberson Ferreira, MSC
Devoto, Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração.