Bíblia: Alimento diário que forma discípulos e missionários

bibliaSetembro marca o início da primavera e o desabrochar das flores que acontece de forma natural, como o amor de Deus, é também o mês da Bíblia. E, para experimentar este amor, é preciso conhecer as palavras que Cristo nos deixou. E isso só é possível quando existe um aprofundamento na fé, por meio da Bíblia.

São Jerônimo foi um grande biblista (pessoa que estuda, a fundo, a Bíblia Sagrada) que, a pedido, do papa Dâmaso (366-384) preparou a tradução da Bíblia em latim, a partir do hebraico e do grego. Essa foi a tradução mais popular. E a Igreja celebra em 30 de setembro a memória do sacerdote que foi o responsável em escolher o mês para o estudo e a contemplação da Palavra de Deus.

O caminho para conhecer os ensinamentos e crescer de forma gradativa como cristãos, é buscar o envolvimento e a familiarização com a Bíblia por meio de sua leitura diária. A partir daí o hábito se torna prática de oração, meditação e contemplação. Assim, a caminhada fé é construída no amor, na luz e na esperança.

O mês da Bíblia em 2019

Em 2019, a Igreja celebra o Mês da Bíblia, em sintonia com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dando continuidade ao ciclo do tema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida”, sugerindo o estudo da Primeira Carta de João com destaque para o lema “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4,19).

Na primeira carta João, chama atenção para a importância de vivenciar o amor de Deus, que chega para todas as criaturas e deve ser compartilhada entre todos os irmãos. “A carta de São João foi escrita no momento particular para a comunidade para revelar a fisionomia de Deus. Deus é amor e quem ama permanece em Deus”, esclarece Pe. Reuberson Rodrigues Ferreira MSC – atual pároco e reitor, do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

De acordo com Pe. Reuberson viver no amor e praticar a caridade é necessário nos tempos atuais. “A dimensão do amor é bem mais que uma pratica afetiva e sim uma pratica concreta da caridade, que busca a intercessão um pelo outro, se a gente quiser ficar na dimensão espiritual”, orienta.

Círculos Bíblicos

Celebrado há mais 30 de anos na Igreja do Brasil, os Círculos Bíblicos são um movimento propriamente para incentivar a leitura da Bíblia. “A importância de celebrá-lo é, sobretudo, porque colocamos em destaque aquela que deve ser a única motivação da nossa vida, a Bíblia”, explica nosso pároco Pe. Reuberson.

Para comemorar o mês da Bíblia, as Igrejas do Brasil costumam oferecer Ciclos Bíblicos como forma de evangelizar e formar discípulos missionários de Jesus Cristo. “Os Ciclos Bíblicos embora hoje, eles estejam em flagrante declínio, são importantes para ler, conhecer e eleger à vontade para viver”, finaliza o Pe. Reuberson.

Por Val Veríssimo

(Fonte: CNBB/ Adaptada)