Casa sobre casa… (Lc 11,14-23)

8/03/2018 – Casa sobre casa… (Lc 11,14-23)

A profecia de Jesus fala de uma derrocada geral. Tal como ele previu para o imponente Templo de Jerusalém – “não ficará pedra sobre pedra” -, o mesmo vale para toda instituição dividida em si mesma: “cairá casa sobre casa”. No ano 70 d.C., as legiões de Tito, filho de Vespasiano, sitiaram Jerusalém, derrubaram suas muralhas e incendiaram o Templo, do qual restaria apenas um muro para recolher as lágrimas salgadas de Israel: o “Muro das Lamentações”.

Ao longo da História, muitas outras construções famosas atingiram brilho e fama para, logo após, vítimas da divisão entre os homens, experimentarem derrocada semelhante. Pareciam a todos instituições inexpugnáveis – o Império Romano, a Casa d’Áustria, o exército de Hitler, a União Soviética – e foram roídas pela ambição e pelo ódio, pela corrupção dos costumes e pela tirania.

Hoje, os Estados Unidos ainda são o grande império do momento, mas já vêm dando mostras de uma ruína inevitável: crescimento da miséria, imigração descontrolada, proliferação de dependentes de drogas, corrupção moral, crescente endividamento externo, além de serem o alvo preferencial do ódio de grupos islâmicos que veem a nação norte-americana como o símbolo do mal.

Também a Igreja de Jesus sofre efeitos da divisão. Também seus muros apresentam trincas que merecem preocupação. Ao longo dos séculos, a Igreja sofreu com as perseguições e heresias, mas o Espírito de Deus a manteve de pé. Depois, vieram cismas, a separação da Igreja do Oriente (culpados de ambos os lados, é verdade!) e a Reforma protestante, com as lamentáveis “guerras de religião”.

Ainda hoje, de um lado e de outro, existem cristãos que se acham no direito de odiar quem está na outra margem. Entretanto, a oração de Jesus aponta para outra direção: “Pai, que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. […] Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade, e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim.” (Jo 17,21.23.)

Na Encíclica “Ut Unum Sint” [1995], o Papa João Paulo II mostrava os caminhos para chegar à unidade: a oração, a ação de graças e a esperança. A oração como anelo pela unidade. A ação de graças “porque não nos apresentamos com as mãos vazias”. A esperança, porque a unidade é dom do Espírito Santo. (UUS, 102)

Minha vida contribui para a unidade e a fraternidade dos homens?
Orai sem cessar: “O Senhor congrega os dispersos de Israel.” (Sl 147,2)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.