Exaltação da Santa Cruz

14º Dia – João 3, 13-17

Celebramos uma festa muito interessante e ao mesmo tempo, para muitos, intrigante: a exaltação da Santa Cruz. Como exaltar o que mata? Bem, a história não é bem assim. A cruz é a fonte do mistério que celebramos em toda a Eucaristia. Por ela, o Salvador tornou-se memória e por ela triunfou sobre a morte, por isso ela é chamada de lugar da passagem, lugar da glorificação. Por isso a ostentamos em nossas igrejas e muito a trazem em seu peito ou em diversos lugares. Não adoramos a cruz como morte sem fim, mas como espaço redentor. Jesus não a negou, mas a assumiu como parte de sua caminhada. O convite é claro e simples. Assumir a cruz é aderir ao mistério que nos salva. É encontrar num símbolo modesto e despojado a motivação para entregar a Jesus toda a nossa vida e fazer com que a cruz cotidiana seja assumida como caminho para a minha salvação.

Por: Pe. Air José de Mendonça