Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

O apelo do Papa Francisco para o “contágio da esperança”

papa-ascomNossos tempos são muito difíceis e contar com as palavras da Vossa Santidade Papa Francisco, como alento, é sempre um grande consolo. Desde  que o coronavírus começou a se espalhar pelo mundo e se tornar uma pandemia, Papa Francisco diz rezar para a cura do corpo e da alma, e essa cura nos ajuda muito.

Quem é cristão católico jamais se esquecerá da cena. Dia 27 de março de 2020, o mundo começava a se desesperar com os números de mortos e doentes, diante da pandemia do coronavírus, as ruas da Itália, país que mais sofria naquele momento, estavam vazias. No centro da úmida praça São Pedro, estava Papa Francisco, com sua Bíblia pronto para rezar – pela primeira vez na história do Vaticano – sozinho, na praça vazia. Naquela data, o Papa deu a indulgência plenária ao mundo inteiro, rezou na imagem de Jesus na Cruz que tinha sido também usada na ocasião da Peste na Itália. Todas essas cenas entraram em milhares de casas, pelos televisores e trouxeram certo alento: Papa estava rezando por nós, e Deus conosco!

A situação na Europa se amenizou, mas nas Américas se agravou. E telefonemas de Papa Francisco a bispos brasileiros também trouxeram a nós um pouco de alento. No início de junho, quando a pandemia já estava muito forte no Brasil, o bispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, recebeu uma ligação. Era Papa Francisco trazendo uma mensagem aos brasileiros: “Diga ao povo brasileiro que não apenas rezo por todos vocês, mas também os acompanho de coração”, disse o Papa aos milhões de brasileiros. Francisco também rezou diversas vezes pela região da Amazônia, uma das mais afetadas do país.

Em um ano que o Papa Francisco teve que cancelar todas as suas viagens pelo mundo, as orações de sua santidade chegaram longe. Além de sua espiritualidade e fé que passa a todos nós, Francisco também realizou gestos concretos de solidariedade aos mais pobres, enviou respiradores (para o tratamento do coronavírus) à região da Faixa de Gaza e ao Brasil. O Papa também pediu para que os países parassem de investir em armamentos e investissem esse dinheiro em saúde, para salvar vidas. E sempre enfatiza: “que prevaleça o contágio da esperança”. Que assim seja e que Deus nos proteja sempre!

Aline Imercio
Fotos: Ascom (Vaticano)