Os 100 anos da Legião de Maria

12Uma associação de leigos dispostos a ajudarem a Igreja e a comunidade por meio da oração e do trabalho apostólico, sob a proteção de Nossa Senhora. Esse é o objetivo do movimento da Legião de Maria, que nasceu em Dublin (Irlanda) a partir da ideia de um leigo,  Frank Duff, na data de 07 de setembro de 1921. Portanto, em 2021 a Legião comemora 100 anos de fundação e faz um saldo muito positivo de seus dons impostos no início do movimento.

Ao participar da Sociedade de São Vicente de Paulo, Frank Duff viu uma tamanha necessidade dos pobres, tanto de bens materiais quanto espirituais. A definição da Legião de Maria é esta: “Uma Associação de Católicos que, com a aprovação da Igreja e sob o poderoso comando de Maria Imaculada, se constituíram em Legião para servir na guerra, perpetuamente travada pela Igreja contra o mal que existe no mundo” (Manual Oficial da Legião de Maria, página 3).

Em todo o mundo, e em muitas paróquias, a Legião foi se instituindo ao longo do tempo e fazendo sempre trabalhos muito significativos, além de trazer a noção da importância da oração à vida dos leigos. No Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, a Legião de Maria é bem atuante, constituindo na Commitium Imaculada Vila Formosa  um total de 160 legionários ativos (que se reúnem frequentemente) e 898 auxiliares (que ajudam de maneira muito preciosa na oração, em qualquer lugar que estejam). Há 64 anos presente em nossa comunidade, os legionários e legionárias não deixaram de estar unidos como “exército em ordem de batalha” nem mesmo no auge da pandemia, deixando as reuniões online como uma solução. Um movimento muito importante para espiritualidade de toda a comunidade!

Se você se interessou em fazer parte da Legião de Maria, seja como membro ativo ou auxiliar, entre em contato com a Secretaria Paroquial do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Aline Imercio
Foto: Arquivo da Legião de Maria