Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

78ª Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Fé e devoção no grande dia da Mãe de Deus 

O dia 28/05/2017 começava nublado e com o sol nascendo tímido, mas nada que afetasse a energia e a fé daqueles romeiros que chegavam de tantas partes do Brasil: Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Marmelópolis (MG), São Vicente (SP), Jaú (SP), entre outras regiões. E o que motivou aquelas pessoas, num dia frio, a saírem de madrugada de casa e estarem, a partir das 5h da manhã do domingo, em Vila Formosa, São Paulo capital? Resposta simples: a 78ª Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração, que comemorou 160 anos de seu título!

A Festa de Nossa Senhora começou cedo, com o cheiro do café quentinho preparado pelos voluntários para quem veio de tão longe. O Momento Mariano, realizado pela Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, abriu as celebrações do dia. Às 7h30, com o sol entrando aos poucos pelas portas da igreja, teve início a primeira Missa que foi celebrada pelo superior provincial dos Missionários do Sagrado Coração, Pe. Edvaldo Rosa Mendonça MSC.

A multidão que canta à Virgem Maria!

Um dos momentos mais especiais da Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração é a procissão. Eram 9h da manhã quando romeiros, paroquianos, voluntários, padres, religiosos e religiosas ocupavam a frente do Santuário e esperavam pelo início da caminhada com Maria. Com as tradicionais bandeirinhas em forma de coração vermelho, com a imagem de Nossa Senhora, todos cantavam as músicas como uma prece. Os passos pelas ruas da Vila Formosa seguiam e a fé só aumentava.

Pausa na frente do Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração. E as irmãs preparam uma surpresa: um lindo terço feito com balões é elevado aos céus, assim que a imagem da Mãe passa por ali! A multidão aplaude, se emociona e canta cheia de louvor a Consagração a Nossa Senhora.

“Maria nos inspira para que abramos nosso olhar a Deus!” (D. Luiz Carlos)

Depois da caminhada cheia de oração, os fiéis entram aos poucos no Santuário. A Missa solene, celebrada pelo Bispo da Região Episcopal Belém, D. Luiz Carlos Dias, iria começar. Antes do início, nosso pároco e reitor Pe. Valdecir Soares Santos MSC lembrou: há um ano, a multidão de fiéis estava ali no mesmo Santuário celebrando a nomeação do Bispo.

A homilia, feita pelo D. Luiz Carlos nesse dia em que a liturgia celebrou a Ascensão de Jesus, ressaltou aos fiéis a fé necessária para viver o amor de Cristo. Em tempos difíceis de falta de esperança cabe a quem sabe da força do amor de Jesus espalhar a fé! O Bispo ainda ressaltou o quanto é importante contarmos com ajuda de Deus para que Ele sempre venha em nosso auxílio e ter a Mãe como inspiração: “Maria nos inspira para que abramos nosso olhar para Deus, que é de onde vem o nosso auxílio”, disse D. Luiz Carlos. A Missa se encerrou com um canto lindo em homenagem a Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Coroação e devoção

Tradicional, o momento da Coroação de Nossa Senhora do Sagrado Coração sempre emociona e surpreende. A linda apresentação e coreografia preparada com tanto carinho neste ano contou também com homenagem aos títulos marianos de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima. Quem coroou a imagem de Nossa Senhora do Sagrado Coração foi uma jovem, com uma história de fé: o Pe. Valdecir a batizou quando ela estava na UTI de um hospital. Prova viva do milagre de Nossa Senhora, ela estava ali para cantar junto com o povo de fé a consagração a nossa rainha!

E para finalizar, a última Missa do dia celebrou o encerramento da Novena Perpétua de Nossa Senhora do Sagrado Coração, presidida pelo Pe. Valdecir às 18h. Sua liturgia também contou com uma linda apresentação cheia de amor, no momento de ação de graças, assim como foi ao longo dos 9 dias da Novena.

Uma festa que, como todos os anos, reúne várias pessoas e traz uma mensagem de fé, de paz e de amor a Maria, a nossa mãezinha! Que Nossa Senhora interceda ao Sagrado Coração de Jesus por todos seus fiéis devotos e por todos os agentes que realizaram, com muita dedicação, todos esses gloriosos momentos.

Os devotos e seu amor por Nossa Senhora do Sagrado Coração

Todos os anos, na festa da Padroeira, Nossa Senhora do Sagrado Coração, nosso Santuário atrai pessoas de todas as partes do Brasil.

Como foi dito durante o período da Novena, os romeiros veem o Santuário como um lugar especial para pedir graças, agradecer e fazer peregrinações de fé.

As romarias que são realizadas até o Santuário se tornaram uma tradição passada de geração, conforme conta Maria Eloísa, de Taubaté (SP): ”Minha mãe organizou romarias até aqui por 45 anos. Devido a idade, isso não foi mais possível. Então eu passei a organizar. É uma festa muito bonita”.

Quem vem à casa da Mãe quer sempre retornar, como afirma Lúcia Aparecida Ramos, de Caçapava (SP): “Participo da festa há 28 anos. Quem me trouxe pela primeira vez foi a dona Maria Amélia, hoje falecida. E mantenho a romaria de nossa cidade viva, trazendo as pessoas”.

Os devotos Gabriel e Maria Benedita, de Itapetininga (SP), sempre estão presentes em nossa festa: “A festa é linda, bem organizada e sentimos aqui uma devoção mariana muito bonita”.

Nossa Senhora do Sagrado Coração nunca abandona seus filhos, que alcançam muitas graças.

A devota Elizabeth, de Taubaté (SP), recebeu uma linda graça, como afirma: “Tinha um problema de saúde, e estava com cirurgia marcada para o dia 23 de janeiro deste ano. Eu tomei a água benta de Nossa Senhora aqui do Santuário e senti um cheiro de rosas que nunca havia sentido igual. Qual não foi a surpresa quando o médico disse que não havia mais necessidade de intervenção cirúrgica! Eu amo Nossa Senhora, todos os dias rezo o terço e digo ‘Salve Maria Imaculada’!”

Expedita de Brito, paroquiana, também recebeu uma grande graça de nossa Mãe: “Fazia aqui no Santuário o curso de noivos. No dia seguinte ao término do curso, da noite para o dia, fiquei entrevada, não conseguia andar. Foi um período difícil, me tornei dependente das pessoas, cheguei a ficar na cadeira de rodas, e o médico disse que eu nunca voltaria a andar. Depois de muito pedir a intercessão de Nossa Senhora, hoje estou andando normalmente, recuperada, me casei aqui e participo da comunidade”.

Nossa Senhora do Sagrado Coração também não deixou de ouvir as preces de Simone Pressinoto, paroquiana, que nos contou a graça recebida: “Minha mãe saiu para ir ao mercado e não voltava. Comecei a ficar preocupada. Meu tio ligou, dizendo que ela havia caído no mercado, batido com a cabeça, e se encontrava no hospital, com um grande galo na cabeça. Na hora em que cheguei ao hospital, e vi minha mãe daquele jeito, me ajoelhei e pedi que Nossa Senhora do Sagrado Coração passasse na frente e intercedesse por minha mãe para que ela fosse curada. Fui para casa, e meu tio ligou dizendo que o galo havia abaixado”.

E assim, colocamos todo nosso amor e confiança em Nossa Senhora do Sagrado Coração, cuja intercessão jamais passa despercebida diante do Coração de Jesus.

Aline Imercio (narrativa)
Juliana Moles (depoimentos)

 

fotos: Patrícia e Bella Pelizzari