Quem é e o que fará o novo Pároco?

Um versículo bíblico melodiosamente declamado pelos salmistas sintetiza minha chegada a esta Paróquia. Reza o Salmo: “Eis que venho com prazer fazer a vossa vontade do Senhor” (cf.Sl 39, 8a -9a) . De fato, com alegria venho a este Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração para buscar fazer a vontade do Senhor. Para alguns sou um antigo conhecido, pois atuei aqui, em tempos idos, ora como seminarista ora como vigário. Ao mesmo tempo em que fui editor da Revista de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Para outros, faremos a fabulosa experiência da descoberta mútua, do conhecimento fraterno.

Chego à comunidade após a fecunda passagem do Pe. Valdecir MSC. Ele, corajosamente, parte para terras missionárias no continente africano e sempre contará com nossas orações. Ao mesmo tempo, chego nesta seara na aurora de uma grande celebração, o Jubileu dos oitenta anos de criação canônica de nossa paróquia. Na alma, trago um turbilhão de expectativas; No coração carrego muita esperança e na cabeça, uma centena de sonhos. Espero que, com a graça do Espírito Santo e sua colaboração, possamos construir uma paróquia cada vez mais à altura da Boa Nova.

Neste momento, e contemplando o futuro desejo implementar em nossa comunidade paroquial o sonho de uma Igreja missionária que sempre se renova à luz do Evangelho, como nos instiga o Papa Francisco. Na mesma linha buscarei, com o auxilio de todos, fazer deste Santuário um celeiro de formação mística, uma casa de oração, um centro de espiritualidade do Sagrado Coração para toda Região Episcopal Belém, quiçá para a Arquidiocese de São Paulo.

Por fim, na linha devocional, como filho e devoto de Nossa Senhora do Sagrado Coração, envidarei esforços para que que o culto a Virgem Maria, Mãe e discípula, seja potencializado. Nesse sentido, quero que as Novenas Perpetuas sejam mais vivas. Quero recobrar o vigor das Lâmpadas Votivas e instigar a maternal tradição de consagrar crianças a Deus pela intercessão de Maria, a famosa Grinalda Marial. Não menos importante quero vicejar a beleza da Festa de Nossa Mãe, que seguiu a Cristo de perto, atraindo ainda mais pessoas para o nosso Santuário em peregrinações e romarias.

Faço votos que estes anos à frente do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração sejam uma jornada rica e nutrida pelo compromisso de fazer conhecido e amado por toda parte o Sagrado Coração de Jesus que, a rigor, é síntese do Evangelho.

Pe. Reuberson Ferreira MSC