Região Episcopal Belém dá boas vindas ao seu novo Bispo Auxiliar

padreluizcarlosdiasO Padre Luiz Carlos Dias, do clero de São João da Boa Vista, foi nomeado por Papa Francisco e assume sua nova missão, oficialmente, em maio.

No dia 16 de março de 2016, sua Santidade Papa Francisco fez uma nomeação que muitos aguardavam: a do novo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a região Belém. A nomeação foi dada ao Padre Luiz Carlos Dias, até então membro do secretariado geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do clero da diocese de São João da Boa Vista. Desde novembro de 2015, depois da transferência do então bispo auxiliar Dom Edmar Peron para Paranaguá (PR), aguardávamos seu substituto.

O novo Bispo, Padre Luiz Carlos Dias, nasceu em 16 de setembro de 1964 e é natural da região de Caconde, interior de São Paulo. Foi ordenado sacerdote no ano de 1991 por Dom Tomás Vaqueiro. Estudioso, o padre Luiz Carlos tem cursos de relevância em seu currículo, como o de mestre em Filosofia, concluído em Roma, e de Ética Social, na Alemanha.

Em sua vida de sacerdote, Padre Luiz Carlos foi docente no Instituto de Teologia de São João da Boa Vista, no Instituto de Filosofia da diocese de Guaxupé, no Instituto de Filosofia de São João da Boa Vista e no Instituto de Filosofia da Arquidiocese de Brasília. Entre outras funções, o padre também foi secretário executivo das campanhas da Fraternidade e Evangelização, da CNBB.

Exercendo o novo cargo de bispo auxiliar da Região Episcopal Belém, o Padre Luiz Carlos se junta a outros bispos auxiliares de São Paulo como Dom Julio Endi Akamine (da região da Lapa), Dom Eduardo Vieira dos Santos (da região da Sé), Dom José Roberto Fortes Palau (da região do Ipiranga), Dom Sérgio de Deus Borges (da região de Santana).

O Padre Luiz Carlos Dias é o sétimo a ocupar o cargo de Bispo Auxiliar da Região Episcopal Belém, que começou no ano de 1966 e abrange grande parte das paróquias da Zona Leste. O padre será ordenado Bispo Auxiliar no dia 7 de maio em Caconde, sua cidade natal. No dia 26 de maio, às 9 horas, durante a festa de Corpus Christi, tomará posse na Catedral da Sé e, no dia 28 de maio, nosso Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração será o local da celebração de acolhida da Região Belém ao novo Bispo, Dom Luiz Carlos Dias, às 15 horas.

Aline Rodrigues Imercio

(Fontes: http://www.arquisp.org.br/regiaobelem/noticias/novo-bispo-auxiliar-sera-empossado-na-festa-de-corpus-christi/ http://www.diocesesaojoao.org.br/site/pe-luiz-carlos-dias-e-nomeado-bispo-pelo-papa-francisco/)