Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Vila Formosa - São Paulo - Brasil

Seus problemas são menores que do que você pensa!

Madre Tereza“Se olhar a sua volta e observar os fardos que outros estão carregando, vai perceber que a vida tem sido generosa com você.” (Madre Tereza de Calcutá)

Em ocasiões desafiadoras de nossa vida, ficamos receosos e temerosos porque nos sentimos inferiores e incapazes. Em um momento extremo, sentimo-nos como o pó. Geralmente, sentimo-nos assim quando o desafio envolve algum tipo de competição como, por exemplo, vestibulares, concursos públicos e entrevistas de emprego, mas também temos sentimentos semelhantes quando precisamos falar em público.

Quando nos sentimos inferiores e incapazes, tendemos a supervalorizar os problemas, de forma que entramos para a batalha já com a bandeira branca na mão, a fim de tentar reduzir a destruição que pensamos que iremos sofrer. Nestas situações, tornamo-nos resmungões e desanimados como aquela hiena Hardy, dos desenhos da Hanna-Barbera: “Oh céus, oh dia, oh vida, oh azar!”.

A palavra “problema” não deve fazer parte do vocabulário de uma pessoa. Um problema, na maioria das vezes, é visto como uma desvantagem, uma luta ou uma situação difícil. Mas quando encarado como um desafio, pode se transformar em algo positivo, como uma oportunidade. Sempre que você enfrentar um obstáculo, pense-o como um desafio.

Em geral, os problemas são menores do que parecem e a sua capacidade de superá-los é bem maior do que você pensa. A somatória dessas duas afirmações pode facilitar muito a sua vida.

Cristiane Silva.