Solenidade de Dedicação do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração – 11/11/18

O dia 11 de novembro de 2018 ficou marcado para sempre na História do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, pois dando início ao Ano Jubilar dos seus 80 anos de existência, realizou-se a Santa Missa de Dedicação da Igreja e o Altar dessa casa de oração tão querida para nós e sempre presente no coração do bairro de Vila Formosa.

Esse momento tão importante teve início com o tríduo preparatório que aconteceu entre os dias 07 e 09 na Santa Missa das 19:30h.

No primeiro dia presidiu a celebração Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior MSC, Bispo da Diocese de Registro/SP, na qual foram apresentadas aos fieis as relíquias de Santa Terezinha, São José de Anchieta e os Mártires MSC, que serão colocadas em frente ao altar no dia da Dedicação.

Dando continuidade ao Tríduo, no segundo dia presidiu a celebração o Padre Lucemir Alves Ribeiro MSC, com a entronização das doze velas que simbolizam os apóstolos de Cristo e serão acesas durante o rito de Dedicação.

Nesse dia, os fieis receberam velas e renovaram suas promessas batismais.

A celebração do terceiro e último dia foi presidida pelo Pároco e Reitor Padre Reuberson Ferreira MSC, com a entronização do Óleo com o qual será ungido o altar e sendo distribuído em pequenos frascos para os fieis.

E chegou o dia tão esperado da Solenidade de Dedicação da Igreja, presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo Odilo Pedro Scherer.

O clima dentro da igreja estava orante e os corações cheios de alegria para a linda celebração que estava por vir.

Dom Odilo Pedro Scherer e a equipe litúrgica foram acolhidos com muito carinho pela nossa comunidade.

Nos momentos iniciais da Solenidade, Dom Odilo abençoou a água que será aspergida na Igreja, altar e assembleia.

Após a oração da Ladainha de todos os Santos, deu-se início ao belo rito de Dedicação.

As relíquias de Santa Terezinha, São José de Anchieta e os Mártires MSC, apresentadas no Tríduo, foram colocadas sob o altar.

Em seguida, houve o momento da prece de dedicação e a unção do altar e da igreja com o óleo do Crisma, apresentado no terceiro dia do Tríduo.

Dando continuidade ao rito, aconteceu a incensação do altar e da igreja e foram acesas as doze velas, que simbolizam os apóstolos de Cristo.

Todos os presentes acompanharam o rito com muita alegria, reverência e espiritualidade.

No momento de Ação de Graças, Nossa Senhora do Sagrado Coração passou em nosso meio.

Ao término da Solenidade, Dom Odilo agradeceu a todos e o nosso Pároco e Reitor Padre Reuberson Ferreira MSC também expressou palavras de agradecimento.

Agradecemos a todos que vieram participar conosco e, de forma especial, aos sacerdotes visitantes e as equipes que prepararam essa belíssima celebração, que se iniciou com o Tríduo.

Texto: Juliana Fontanari
Imagens: Beto Rocha, Rebeca Carneiro Americano e Juliana Fontanari