Tríduo Pascal 2021

Constituído como um único evento litúrgico que se estende por 3 dias, da Quinta-Feira Santa ao Sábado Santo, a Igreja celebrou nos dias 1, 2 e 3 de abril o Tríduo Pascal.

Aqui no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, às 18h da Quinta-Feira Santa, o Tríduo Pascal teve início com a Celebração da Ceia do Senhor, onde revivemos a Instituição da Eucaristia e a Instituição do Sacerdócio. Mesmo sendo uma solenidade realizada em Comunhão Espiritual com os fiéis – transmitida pelo Youtube e pelo Facebook – aconteceram a Renovação dos Votos Ministeriais e Pastorais e o rito do Lavapés, que homenageou os profissionais de saúde na pessoa do Dr. Einsten Sumita, médico e nosso paroquiano. Também aconteceu, conforme a tradição litúrgica, o momento do Translado do Santíssimo Sacramento, que deixou Sua capela para retornar no Sábado Santo.

Na Sexta-Feira Santa, às 15h, foi realizada a Celebração de Adoração à Santa Cruz, quando revivemos a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo com a narrativa completa desse momento do Evangelho, em seguida a Oração Universal da Igreja e, então, o rito de Adoração à Santa Cruz – sem podermos ter presença de fiéis, a Adoração teve uma motivação especial para quem acompanhou a celebração nas nossas redes. No término desse mesmo dia, foi apresentada a Encenação da Paixão de Cristo, em live pela internet (neste site, temos a notícia desse evento).

E eis que chegou o Sábado Santo, que ao pôr do sol foi coroado com a Vigília Pascal que encerra o ciclo do Tríduo. Sempre iniciada com o acendimento do novo Círio Pascal, símbolo da Ressurreição de Jesus Cristo, a solenidade manteve a tradição da “liturgia total”, com as proclamações de leituras e salmos retratando a trajetória da evolução do Povo de Deus e o Evangelho que anuncia a Ressurreição de Cristo. Também tivemos o rito de Renovação do Batismo e o emocionante encerramento com a apresentação das imagens de Jesus Ressuscitado se encontrando com Nossa Senhora.

Mesmo de modo remoto, mesmo acontecendo em Comunhão Espiritual, esperamos que o Tríduo Pascal tenha alimentado a esperança do nosso povo. Jesus Cristo ressuscitou e está entre nós. Confie! Um abençoado e milagroso Tempo de Páscoa para você.

Veja todas as fotos disponíveis do Tríduo Pascal, acessando: www.facebook.com/santuariodemaria.nssc

Fotos: Rebeca Carneiro Americano, Miguel Ibarra Escalante, Renata J. Silva e Beto Rocha