Um lembrai-vos, uma vocação!

Jornal AgostoA reflexão e a oração pelas vocações sempre foi pauta para a Igreja. Inspirados pelo apelo de Jesus de suplicar que o Pai envie operários para messe (Mt 9, 38), a Igreja sempre rogou por vocações. No Brasil, logo após o Concílio Vaticano II, sobretudo face à escassez de vocações muitas iniciativas em favor do despertar vocacional foram executadas.

Na década de setenta, uma diocese do Rio Grande do Sul, encetou uma bela experiência de celebrar um mês em favor das vocações. Dez anos depois, na esteira da fecunda ação dessa Diocese Gaúcha, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estabeleceu que o mês de agosto seria o tempo de especial oração pelas vocações em todo o Brasil.

Atualmente a chegada deste mês aquece nossa alma de um fervor cristão e de um compromisso de rezarmos pelas vocações. Sabemos que o chamado vocacional é sempre uma iniciativa divina e está associado a uma missão. Destarte, os vocacionados e vocacionadas são chamados por Deus a tomar parte da missão divina de anunciar o Evangelho que pode ser concretizado nos diversos modos de vida: Matrimônio, Vida Religiosa, Laicato Consagrado e Sacerdócio.

Nesse sentido é sempre oportuno desafiar nossa comunidade paroquial para a oração concreta e profunda pelas vocações. Somos um Santuário que está sobre orago de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Ela é a Mãe das vocações. Por isso desafio cada agente de pastoral ao longo desse mês a rezar a oração do “Lembrai-vos” pelas vocações. Seja pela sua própria vocação na vida familiar. Seja por aqueles que abraçaram outros ministérios. Suplicando sempre que sejamos fiéis ao chamado de Deus e que o sirvamos com alegria na Igreja, comunidade de fé. Amém!

Pe. Reuberson Ferreira, MSC
Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração.