UMA PAUSA NECESSÁRIA!

DSCN5589Entre as inúmeras definições da Missa, há uma que diz que ela é uma “pausa restauradora na nossa caminhada rumo ao Céu”. De fato, quando frequentamos a Eucaristia, paramos e repousamos no Senhor, nossa fortaleza. Recobramos nesse bondoso Deus que se dá em alimento, as forças para caminhada. Haurimos desse augusto sacramento o dínamo necessário para seguir a vida em meio a tangas agruras.

De maneira similar, julho em nosso Santuário, é um momento de pausa, mesmo que as atividades não tenham seguido seu concurso normal ao longo deste ano. É, para muitos, vencidos os inúmeros compromissos virtuais ou alguns poucos presenciais, hora para desacelerar. Assumindo esse novo ritmo, é momento para nos perguntarmos onde haurimos nossas forças para nossa caminhada. Em quem encontramos energia para seguir os próximos passos.
Com confiança, julgo que todos buscam forças para seguir caminhando, em Deus. Conquanto isso seja a mais lidima verdade, quero desfiar cada paroquiano a buscar no Deus que se doa na Eucaristia, a força para sua vida de fé e pastoral. Nestes tempos, ainda pandêmicos, tenho notado como as pessoas têm desejado a Eucaristia. Lamentavelmente tenho percebido que muitos têm revelado uma conduta dúbia sobre esse Sacramento. Alguns perderam (ou nunca conheceram) o sagrado valor da Missa dominical. Muitos relativizam o Domingo como Dia do Senhor. Não participam nem presencial tampouco on line (se participaram algum dia) da Eucaristia. A Eucaristia é encontro de fé e de comunidade e o Domingo é o Dia por excelência de viver esses dois aspectos.

Por isso, desafio você fiel paroquiano a ter cada vez mais presente em sua vida e apresentar aqueles que não têm essa consciência, que a Missa dominical é o lugar vital de nossa caminhada rumo ao Céu.

Pe. Reuberson Ferreira, MSC
Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração.