80 Anos de História do Santuário:   Parte 8: A história da Igreja contada por nossos vitrais

vitrais

Toda vez que entramos em uma Igreja Católica, é inevitável não ter os olhos direcionados aos vitrais. A arte em formato de mosaicos coloridos nas janelas dura há séculos e é inspirada no estilo gótico. O objetivo dos vitrais? Retratar passagens bíblicas e contar a história da Igreja. E, claro, que na nossa série sobre os 80 anos de nosso Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração não poderíamos deixar de contar um pouco mais sobre os significados dos principais vitrais espelhados por toda nossa igreja.

Detalhes dos nossos vitrais

Você sabe o que significam os principais vitrais de nosso Santuário? Pelas lindas rosáceas, a principal delas já deve ter chamado sua atenção ao fundo da igreja, próxima ao coral. O círculo no centro da rosácea simboliza Deus infinito e a flor é Maria, a mulher do sim. No Santuário temos três rosáceas em vitrais grandes, que simbolizam a Santíssima Trindade, e outras 12 pequenas, simbolizando os 12 apóstolos.

Além dos simbolismos, os vitrais ainda trazem o retrato de passagens bíblicas. Em nosso Santuário, por exemplo, encontramos na nave central quatro grande vitrais, que retratam, do lado esquerdo, o Novo Testamento com o nascimento de Jesus (Lc 2, 1-20) e a fuga para o Egito (Mt 2, 13-23). Do lado direito, é possível ver o primeiro milagre de Jesus nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-12) e a morte de Cristo (Jo 19, 25-30), nos belíssimos e realistas vitrais.

A história de uma paróquia também pode ser contada por essa arte, que na maioria das vezes é realizada em mosaico colorido. No Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, eles estão localizados na parte de trás da Igreja. O primeiro deles retrata a imagem do fundador da congregação dos Missionários do Sagrado Coração e das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, Pe. Júlio Chevalier. Na mesma localização, um pouco mais à frente, estão retratados nos vitrais os três primeiros párocos de nosso Santuário: Pe. Jerônimo Vermin MSC (1939), Pe. Pedro João Dingenouts MSC (1940 a 1941) e o Pe. Francisco Guilherme Henrique Janssen (1942-1957).

Além de lindos, os vitrais são carregados de muita história para a Igreja. Para conservá-los sempre nítidos, eles passam por algumas restaurações. Em 2014, com o então pároco Pe. Air José de Mendonça MSC, concluímos a última delas. Agora que você já sabe o significado de alguns dos vitrais de nosso Santuário, aprecie a beleza de cada um deles.

Veja mais vitrais acessando o link http://www.santuariodemaria.com.br/nossa-historia e selecionando a opção “Os Vitrais”

Aline Imercio
(texto e fotos)